Improvisando uma Estante para Livros

1 de março de 2017
Hello amorinhos!! 

Hoje o post é para quem está pobre. Alguém ai tem muitos livros, porém não tem um lugar apropriado para armazená-los? E o pior: não tem grana para investir em uma linda estante de livros?

Descubra comigo formas simples e baratas (talvez até sem custos) para improvisar uma estante.


Me separei recentemente, saí de casa e deixei até minha antiga estante. Já estava velhinha, mas ajudava (e muito) na hora de organizar os livros. Quando cheguei à casa dos meus avós, me deparei com um problema terrível para quem é leitor e não gosta de ver "seus meninos" danificados: não tinha um lugar para guardar meus livros.

Não poderia simplesmente invadir os objetos de meus avós, lotando sala e outros cômodos com meus pertences, afinal estou ali de favor; além do mais, não posso me endividar com uma nova estante. A antiga não aguentaria a mudança. Então, improvisei: coloquei todos os meus livros no maleiro do guarda-roupas, e até que ficou bem arrumadinho. O espaço do meu quarto é bem pequeno, assim sendo não tinha muitas opções.




Dicas: Se faz muitos anos que você não olha o maleiro do seu guarda-roupa, antes de guardar os livros ali faça uma vistoria. Verifique se eles estarão livres de traças, materiais que possam danificá-los. É importante verificar ainda se o maleiro irá suportar a quantidade de livros que você tem para armazenar. Um lembrete importante que por vezes me esqueço: livros são pesados demais! Não queremos estragar nada aqui ok? 

Não aconselho ser um lugar permanente, já que é muito abafado, sem contar que se for um móvel muito alto, acaba sendo um empecilho na hora de limpar e organizar.

Cadeiras




Boa ideia para quem tem poucos livros e ao mesmo tempo, um espaço sobrando na casa ou quarto. Eu não me adaptei com as cadeiras pelo fato de não ter espaço suficiente.

A maior vantagem é que os livros ficam de fácil alcance e ainda contribui para a decoração do ambiente.

Desvantagem: livros ao alcance pode ser um problema se você não gosta que outras pessoas mexam. Cuidado especial principalmente se tem crianças e animais domésticos dividindo o espaço.

Dica: mesmo sem muito espaço, ainda uso a cadeira para os livros que precisam estar ao meu alcance mais facilmente (no caso os que estou resenhando, os que precisarei enviar, os novos, etc). Mas sempre tenho cuidado em guardá-los quando preciso me ausentar por muito tempo, ou em caso de visitas. Dá pra ser um item permanente, principalmente se você lê vários livros ao mesmo tempo, ou se tem o hábito de deixá-los espalhados por ai. 

Escadas






Fiquei completamente apaixonada por essa forma criativa em guardar os livros. Aquela escada velha há muito tempo guardada no muquifo de sua casa pode ser perfeita para uma estante.

Nas imagens 3 e 4 elas serviram de suporte para tábuas e vidros. Nas demais, ela mesma serviu de estante. A intenção aqui não é gastar, pra mim essa ideia apesar de linda, não me serviu pelo fato de não ter uma escada dando sopa. 

Dica: nesse caso é importante (mais uma vez) verificar se o objeto suportará a quantidade de livros que você tem disponível. Verifique também a situação em que a escada se encontra. As vezes, será necessário reformar. 

Caixotes






Jamais iria pensar nisso! Outra ideia que fiquei apaixonada. Caixas (mais comuns as de frutas) podem virar uma linda estante. Seja pendurada na parede ou empilhada, os livros estarão em segurança.

Dica: pinte ou encape-as antes. O efeito fica ainda mais lindo. Com certeza pode ser uma estante permanente. Vou começar a procurar por elas, caso eu encontre e monte uma estante, compartilho aqui!






Espero que tenham gostado das dicas! Tem alguma para compartilhar? Vou adorar saber, me contem nos comentários.

Beijos, até mais!





Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
11 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia das escadas e do caixote, dá pra fazer muita coisa legal com esses objetos! Aqui na minha casa eu guardo meus livros numa caixa de madeira que antigamente servia para guardar meus brinquedos hahahaha por enquanto a caixa dá conta do recado, mas quero muito fazer uma estante, até porque acho mais bonito os livros num espaço aberto

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha ai que ideia legal! Eu não tenho quase nada disponível. Também quero fazer uma, porém qdo tiver meu cantinho (ainda vai demorar um pouco).
      Beijos

      Eliminar
  3. Olá!!
    Antes de eu ter a minha estante, eu guardava os livros na minha sapateira e me quebrava um galhão!
    Adorei as dicas, principalmente a das escadas :D

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore! Sapateiras realmente quebram galho, além de deixar os livros organizados.
      Beeijos

      Eliminar
  4. Olá Bia, adorei as ideias!!! Eu tenho três prateleiras uma grande e duas pequenas, os meus livros ocupam a grande e uma pequena, antes essas prateleiras ficam guardadas depois que me mudei reformei elas e pintei. A caixa de frutas é uma ótima opção, você pode deixar ela apoiada no chão ou colocar na parede.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore! Queria muito ver uma foto das suas prateleiras. Aposto que ficaram lindas.
      Beijos

      Eliminar
  5. eu adorei as ideias!!!
    tb tem aquelas prateleiras que vc mesmo monta (só os parafusos e o pedaço de madeira) e é ótimo pq normalmente é bem barato, a minha primeira estante foi do uma comprada daquelas monte vc mesmo (ainda hj está de pé
    as cadeiras eu acho que não é bom, pq normalmente elas são um pouco inclinadas, é melhor bancos que NORMALMENTE são retos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore! Para grandes volumes de livros, não recomendaria nem cadeiras nem bancos. E existem as cadeiras retas também, as da minha casa por exemplo, são.
      Adorei a ideia da prateleira montável, não tenho noção de valores, vou pesquisar.
      Beeijos

      Eliminar
  6. Olá, Bia!
    Acredita que você salvou minha vida? tenho prateleiras de madeira, mas acabei comprando alguns livros além do limite no final do ano e estava sem lugar para guarda-los. Depois que li seu post, fui logo procurar uma caixa de frutas que é mais fácil de achar rs. Acabei encontrando apenas uma de papelão, mas já que era daquele tipo bem duro, usei ele mesmo. E ficou ótimo! Optei por não cortar as abas da caixa, que serviram para segurar os livros sem aperta-los haha

    Beijo!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore!
      Ahh fico feliz por ter salvo sua vida hahahaha. Quero fotos viu?
      Beijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo