Listas: Livros com protagonistas adolescentes que encantam leitores de qualquer idade

24 de março de 2017
Quem acompanha o blog sabe que eu tenho um preconceito bobo (quase imperceptível) por protagonistas adolescentes. Se você for adolescente e estiver lendo isso, não se sinta ofendido, mas geralmente nessa idade as coisas são mais intensas do que parecem ser. Eu já fui uma, e era bem insuportável.

Geralmente livros que trazem dramas ocorridos nessa fase da vida, não me agradam muito. Claro que a culpa disso não é dos adolescentes, mas sim da minha idade. Quando a gente não se identifica com aquilo que o personagem está vivenciando é realmente difícil uma conexão.

Anos atrás não gostava de protagonistas quarentonas. Agora, percebo o quão maravilhosas elas são, mesmo ainda estando na casa dos trinta.

Mesmo tentando fugir de livros que trazem protagonistas adolescentes, acabo muitas vezes me rendendo, seja por comentários muito positivos, seja por curiosidade. E hoje trago uma listinha de livros com protagonistas adolescentes que são capazes de prender leitores de qualquer idade.



Geek Girl - Holly Smale

A protagonista tem apenas 15 anos, mas todas as geeks irão se identificar em algum momento com Harriet, principalmente as que amam matemática. É um livro leve e divertidíssimo. 
Não olhe para trás - Jennifer L. Armentrout

Um suspense de tirar o fôlego com protagonista adolescente? Sim senhores!! Não olhe para trás foi uma incrível surpresa pra mim. A protagonista Sam, de apenas 17 anos, fica alguns dias desaparecida e retorna completamente diferente. Perdera a memória. Antes do seu sumiço, a garota era totalmente fútil, típica patricinha sem coração. E agora retorna toda diferente, conseguindo enxergar pontos para seu próprio amadurecimento. A grande questão nisso tudo é o desaparecimento de sua amiga, Cassie. Ela não havia retornado. Enquanto vamos tentando buscar pistas sobre esses "sumiços", entramos num jogo imprevisível, além de podermos suspirarmos de vez em quando com um romance fofinho que surge.
Jogos Vorazes - Suzanne Colins
 

Muitas vezes esquecemos que Katniss Everdeen tem apenas 16 anos. Acredito que seja a adolescente mais forte que já conheci na literatura. Num mundo distópico, os jovens são sorteados para participar do chamado Jogos Vorazes. Nele, são obrigados a lutar pela sobrevivência, matando uns aos outros. Quando rola o tal sorteio, a irmã de Katniss é a contemplada. Adivinhem? A jovem se oferece para ir em seu lugar. Ela quebra totalmente aquele tabu que adolescentes não pensam no próximo.
A Última Música - Nicholas Sparks

Com 17 anos, Ronnie a primeira vista, pode ser uma adolescente terrível de chata. Mas com o passar dos páginas, nos apegamos a ela de uma forma totalmente inexplicável. Um livro sensível, triste, mas delicioso em ser lido.
A Fera - Alex Flinn

O livro é uma versão contemporânea do conto de fadas mais badalado do momento A Bela e a Fera. É um enredo maravilhoso que, apesar de ter a pegada clichê do conto, considero muito original. Nossa fera é transformada nessa condição por ser um adolescente egocêntrico. Liga apenas para a aparência, é muito rico, tem status e popularidade. E somente após essa transformação, ao ser isolado, ele passa a enxergar o que realmente importa na vida.
Antes que eu vá - Lauren Oliver

Mais um livro que, de início, nos deparamos com uma adolescente irritante. Samantha tem uma vida perfeita, tem absolutamente de tudo que uma garota possa desejar. Talvez pelo fato de ter tudo, é uma pessoa irritante. Certo dia, ao sofrer um acidente de carro, Sam morre no local. Mas, como mágica, acaba revivendo esse dia a cada amanhecer. Ao passar das páginas, a cada vez que Sam revive esse dia, ela amadurece e se torna tão diferente que torcemos para que o desfecho seja feliz. 
A Culpa é das Estrelas - John Green
 

Vi muito marmanjo chorando com a adaptação do livro para as telonas. Afinal, como não se emocionar com a história de amor e superação de Hazel e Gus? O livro traz uma verdadeira lição para a vida.
Um dia de cada Vez - Courtney C. Stevens

Está ai outro livro tocante, alertante e emocionante. Traz como protagonistas dois adolescentes que passaram por traumas muito pesados. Para nós adultos, ao lermos, ficamos nos perguntando "poxa, afinal quantos não passam por isso, as vezes debaixo do nosso nariz, e não percebemos?". 
Máscara: A vida não é um jogo - Luiz Henrique Mazzaron

Um terrorzão com protagonista adolescente? Sim, senhoras e senhores. Liam, personagem principal do livro, tem apenas 17 anos. O livro é um dos meus favoritos da vida, enredo super original, pra deixar qualquer adulto com medinho. 



Gostaram da listinha? Já leram algum dos livros citados aqui? Não esqueçam de deixar seu comentário.

Ahh e podem deixar sugestões com o tema também, eu irei amar.

Beijos amores, bom final de semana para vocês!





Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
10 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

10 comentários:

  1. Amei a lista e ter encontrado "Jogos Vorazes" nela, mesmo ainda não tendo lido a saga ela é uma das minhas próximas leituras. Senti falta de Harry Potter :(

    https://obaucultural.blogspot.com.br/2017/03/indicados-ao-oscar-2017-fences-um.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Rael! Eu também senti falta de falar algo sobre HP. Mas você acredita que ainda não li? Não teria um comentário sincero e pessoal para fazer, por esse motivo não citei.
      E espero que curta muito Jogos Vorazes.
      Beijos!!

      Eliminar
  2. Olá!!
    A Katniss tem 16??? COMO EU NÃO SABIA DISSO? Hahah. Eu não li o livro, mas no filme ela também tem 16 anos? To chocada, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Katniss está quase nos 17, mas a gente sempre esquece que ela é uma adolescente.
      Beijos

      Eliminar
  3. Olá, como assim ainda não li nenhum livro citado, tenho que anotar aqui. A Culpa é das Estrelas só assisti o filme. ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim mulher?? Precisa mudar isso urgente hahaha.
      Beeijos

      Eliminar
  4. Não Olhe Para Trás é incrível, você fez uma lista muito boa, de fato, todos esses livros eu já li e amei <333 ótima dica para quem ainda não conhecia, gostei bastante!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ♥
      Eu amei "não olhe para trás". Bateu até uma vontade em reler.
      Beijos

      Eliminar
  5. Oi
    ainda não li todos dessa lista, mas dos que não li quero conhecer a história de geek Girl e um dia de cada vez.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Denise! Geek Girl é hilário, você vai rir muito. E "um dia de cada vez" pode ser que te faça chorar.
      Beijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo