Resenha: Coração de Tinta - Cornelia Funke #1 (Série Coração de Tinta)

4 de janeiro de 2016
Título: Coração de Tinta
Série Mundo de Tinta - Livro I
Autor: Cornelia Funke
Editora: Seguinte
Páginas: 456
Ano: 2014
Skoob
Comprar: Saraiva | Livraria Cultura

Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.


Qual o leitor que nunca sonhou em trazer dos livros seus personagens favoritos? Acredito que pelo menos uma vez na vida esse desejo tenha passado por nossos corações ávidos por livros, mas e se juntamente com os heróis, os vilões perigosos viessem  nos fazer companhia no mundo real? Achou a ideia interessante? Então você precisa ler Coração de Tinta.
"Nada é mais poderoso do que as letras, no bem e no mal, pode acreditar."
Coração de Tinta, primeiro livro da trilogia homônima, vai contar a história de Mo e sua filha Meggie. Mo é apaixonado por livros, assim como sua filha, inclusive, ele trabalha restaurando esses verdadeiros tesouros de papel. Entretanto, Mo carrega um dom (seria maldição?) e por causa disso Meggie nunca ouviu o pai ler um livro em voz alta. Logo no inicio percebemos que algo muito ruim aconteceu com a mãe de Maggie e que este acontecimento esta relacionado com o talento peculiar de Mo.
"Os livros amam qualquer um que os abra".
Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu. 
A trama de Coração de Tinta é incrível, repleto de ação, aventura e suspensa, mas o ponto principal da obra de Cornelia Funke são os personagens. O carinho entre pai e filha é tão grande quanto crível. Acompanhar o desenvolvimento desses dois personagens foi uma grande experiencia, inclusive para o meu lado escritor. Capricórnio é um vilão ao melhor estilo "filme americano"; cruel, livre de sentimentos. Outros personagens que surgem no decorrer do enredo também foram muito bem desenvolvidos.
Ao final várias perguntas foram respondidas, mas gostei tanto da história (e já que eu tenho a trilogia) pretendo trazer em breve a resenha dos outros livros. Como não amar uma história com tantos personagens apaixonados por livros? Improvável haha.
Bem, essa foi a minha primeira resenha e espero que tenham gostado.


19 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

19 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas já me apaixonei só pelo fato de que Mo pode trazer para a vida real os personagens literários! Minha lista de desejados está pequena, então, vou incluir essa trilogia!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oiee, que livro interessante. Apesar de ser uma fantasia mais leve, acho que iria ler, alguns livros merecem ser lidos ♥


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderEliminar
  3. Oiiii!

    Eu assisti ao filme desse livro, porque não tinha como comprar e estava muito curiosa. Por sua resenha percebi que o filme foi bem fiel e eu adorei isso *--*
    A capa é maravilhosa e eu estou encantada.
    Fiquei surpresa ao ver que é uma trilogia, jurei que era unico. Espero que sejam ótimos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oiii, adorei a premissa do livro, e claro que já vi o filme, mas eu não sabia que era um livro também, parabéns pela primeira resenha, espero que venham muitas desta.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Esse livro parece ser muito interessante!
    Acho a premissa incrível e quero muito poder ler nesse ano que se inicia :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Oi

    Sou louca pra ler esse livro! Assisti o filme e amei...
    Essa foi sua primeira resenha? Sério?
    Nossa amei mesmo a tua resenha e tua forma de escrever.
    Parabéns

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Oi

    Sou louca pra ler esse livro! Assisti o filme e amei...
    Essa foi sua primeira resenha? Sério?
    Nossa amei mesmo a tua resenha e tua forma de escrever.
    Parabéns

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Oi Paulo, tudo bem? Muito bem escrita a sua resenha. Quem realmente não gostaria de que alguns personagens realmente virassem realidade? Quer dizer, dependendo do livro eu até teria medo né! Hahahahaha. Mas este livro é cheio de sonhos, ao menos me parece.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderEliminar
  9. Oiee!!
    Morro de vontade de ler esse livro, já pensou os personagens mais amados ganharem vida?!
    Caraca, is ser demais, apesar de ter grande chances de causar a maior confusão rs
    Já assisti ao filme e adorei, tenho certeza que o livro deve ser 100% melhor!!
    Ótima resenha!!
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  10. Oi, tudo bem? Eu adorei o filme, ele é tão lindo. Sou louca para ler o livro e sua resenha só me animou mais. Acho a capa da obra tão linda. Parabéns pela resenha, você escreve muito bem.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderEliminar
  11. Olá! Eu assisti ao filme e achei muito legal! É surreal, já pensou os personagens saindo das páginas? Eu ia ficar com um pouco de medo, vai que o vilão quer ficar no nosso mundo. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Oi Paulo!
    Eu só conheço elogios para esse livro, e não conheço uma pessoa que não tenha gostado dessa trilogia. Eu comprei os três livros em promoção, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Então espero ler logo esse livro \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderEliminar
  13. Olá, tudo bem?

    Vi na Amazon esses dias o livro de contos dos livros e deu uma vontade de ler todos, mas ainda não me animei tanto assim. Gostei muito da sua resenha, bem animada e positiva como outras que li.


    bjs

    ResponderEliminar
  14. Oie!!! tudo bom?
    Parabéns pela sua primeira resenha!
    Eu já tinha visto esse livro, várias pessoas comentam que eles são muito bons! mas nunca consegui encaixar na minha lista de leitura. Mas já assisti o filme, e é muito legal, imagino que o livro seja bem melhor. Espero conseguir ler esse ano!

    =)

    ResponderEliminar
  15. Oie
    Li o livro faz muito tempo mas não tive vontade de ler o resto dos livros, mesmo assim, é um enredo muito legal e gostei da resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Eu li essa série há um bom tempo, na época que frequentava muito as bibliotecas. Depois de um tempo consegui comprar os meus. Eu adorei a leitura desses livros e fico feliz que também tenha gostado. E sua 1ª resenha, ficou ótima, parabéns e continue firme e forte.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderEliminar
  17. li esse livro a muito tempo,ele é um dos meus preferidos,amo as citações que tem no começo de cada capitulo.

    http://analeu.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Oiie Paulo, parabéns pela sua primeira resenha.
    Não conhecia o livro, mas fiquei com inveja do Mo, queria ir que meus personagens favoritos tivesse vida rs Meu sonho. Como você também gostei da relação entre pai/filha, é lindo de se vê.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderEliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo