Resenha: O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine

12 de março de 2016
Título: O Circo Mecânico Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine
Editora: DarkSide
Ano: 2013
Páginas: 320
Skoob

O Circo Mecânico TresaultiSinopse: Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.” Em pleno cenário pós-apocalíptico, “O Circo Mecânico Tresaulti” ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo!
 Resenha publicada originalmente no blog A Culpa é dos Leitores
"Bem-vindo senhor, ao Circo Mecânico Tresaulti. Malabaristas e acrobatas e garotas no ar, o melhor espetáculo que há."
Fazia muito tempo que havia comprado esse livro. Quando o comprei, não era muito por dentro do sucesso da editora, já que terror pra mim se resumia em Stephen King.
A primeira vista, fiquei encantada com a edição. E me refiro a primeira publicada. A perfeição dos detalhes me deixaram maravilhada.
Desde muito antes de ser blogueira, eu já tinha o hábito de ler resenhas antes de comprar algum livro. Preciso saber da opinião dos outros leitores antes de me deliciar com a leitura de um livro. E com este, foi algo muito inédito, pois todas as resenhas que havia lido a respeito eram negativas, mas mesmo assim algo nele me atraía. Talvez as asas...
Nesta fantasia distópica e sombria, pegamos carona com a trupe de O Circo Mecânico Tresaulti.
Viajando por um mundo devastado pela guerra, onde já não se existe fronteiras, o circo encanta e instiga um povo que se conforma com a derrota, que já não tem mais esperanças de um lugar melhor.

"Um circo sempre encontra um lar; todos querem um espetáculo."
O Circo Tresaulti é diferente de tudo que você já viu, está longe de ser um circo comum.
A trupe realiza apresentações incríveis, que são bem detalhadas, assim sendo, é possível que o leitor se sinta na plateia. Acontece que eles nem precisariam se apresentarem para nos surpreender. Só o fato de olharmos para os artistas circenses, já seria um espetáculo. Tudo isso devido a aparência dos mesmos: eles são mecanizados. Parte humanos; parte máquinas.
Em sua maioria, os artistas do circo são soldados e civis que foram vítimas da guerra. Estes tiveram membros e até mesmo órgãos destroçados.
Boss é a comandante da trupe. Ela quem recruta e "arquiteta" os artistas, conseguindo, facilmente, trocar um braço por uma engenhoca, e até mesmo pulmões por máquinas. O quão perfeito seria se os acrobatas tivessem ossos mais leves?

"Os malabaristas são humanos. Vê-se um com uma perna falsa, mas hoje em dia há tantas bombas e tantas pessoas a serem refeitas que uma perna brilhante não causa surpresa."
Boss salva vidas. Ou melhor, transforma-as. Quem procura o circo para ser membro, o vê como uma segunda chance. A meu ver, ela transforma morte em mágica. Uma pessoa destruída fisicamente, é transformada nas mãos da mulher. Cada artista é elaborado cuidadosamente para o espetáculo que apresenta. E assim, a vida se mistura com a mecânica.
"...ela pensava que isso era a coisa mais bondosa que pudesse fazer por alguém."
É assim que você se sente lendo O Circo Mecânico: de início é o espetáculo que te atrai. Então você ficará curioso para saber o "funcionamento" de cada personagem. E com isso, você se encantará com Boss. Quando menos perceber, terá uma conexão tão grande com os personagens, e tão surreal com o circo, que se sentirá parte dele. Uma dúvida passa a surgir em sua mente: será que Boss é simplesmente inteligente ou ela tem um dom? Será que é engenharia ou magia?
Jamais poderia imaginar que amaria tanto a leitura. Fiquei maravilhada com tamanha criatividade e inteligência por parte da autora.
Uma das minhas leituras prediletas do ano de 2015, indico para todos, mas irei considerar alguns pontos que você precisa saber antes de ler:
A escrita da autora é diferente, bem peculiar, e pode incomodar um pouco aqueles que estão acostumados a uma linguagem mais simples e direta.
É uma fantasia, então é de extrema importância que o leitor crie uma conexão, viaje para dentro do livro. São muitos personagens, por isso aconselho ser sua leitura exclusiva.
Não é uma leitura rápida, porém é mágica. Uma obra que todo leitor apaixonado por fantasias distópicas deverá conhecer.
É assim que você se sente ao terminar de ler O Circo Mecânico: alucinado, completamente maravilhado e sem saber como descrever o quanto amou a leitura.

Nota: 5/5 
As ilustrações:

Muitos leitores, ao contrário do que muita gente pensa, não gosta de ler livros que contenham ilustrações. Preciso dizer que Wesley Rodrigues fez um trabalho divino. Os desenhos nos permite visualizar os personagens, e ter uma conexão bem maior. Perfeição define!!




A nova edição:

Recentemente a editora lançou uma edição luxuosa para a obra. Recebi meu exemplar ontem (foi meu presente de níver da Taty), e simplesmente amei. Os leitores brasileiros foram presenteados com um recadinho especial da autora. 


O Circo Mecânico Tresaulti – Limited Edition

Sobre a autora:
Genevieve Valentine já participou de várias coletâneas de novos autores e antologias ao lado de autores consagrados como Max Brooks, Kelly Link, Mira Grant e Joe McKinney. O Circo Mecânico Tresaulti, seu primeiro romance, ganhou o Crawford Award 2012 e foi indicado para o Prêmio Nebula. O conto “Light on the Water” foi indicado ao World Fantasia Award 2009 e outro conto, “Things to Know about Being Dead”, foi indicado ao Shirley Jackson Awards 2012. Contribui com sites de cultura pop e é amante insaciável de filmes B. Seu segundo romance, Glad Rags, está programado para 2014.





Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
8 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

8 comentários:

  1. Uaaaauuuuu, QUEROOOO!
    Meu, já fiquei fascinada só pela resenha. Quanta criatividade!
    E eu sempre vi comentários negativos sobre esse livro...
    Fiquei muito curiosa mesmooo!♡♡♡♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi GabiLinda!!! Sempre li tanta negativa sobre a obra, mas nunca desisti. Não me arrependo, foi uma das melhores histórias que conheci. Se gosta de fantasia, não pode deixar de ler.
      Beeijos
      lua-literaria.blogspot.com.br

      Eliminar
  2. Hey Bia!
    Bela resenha! Eu adorei!
    Sou fã de Stephen King, tipo muitoooo fã mesmo!
    E esse livro me pareceu uma boa pedida! Distopia sombria? Isso me parece uma junção perfeita!
    Adorei!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fabi!! Também amo o cara hahaha. A autora do "Circo" tem uma escrita bem diferente da dele, como disse, é bem peculiar. Eu amei, muito mesmo, e espero que vc também ame ♥
      Beeijos

      Eliminar
  3. Oi, tudo bem?
    Desde que foi lançado, eu quero ler "O Circo Mecânico". Acho o enredo tão bacana, sem falar da capa e das ilustrações presentes no livro.
    Gostei muito da sua resenha. Me incentivou ainda mais a não abandonar a vontade de ler esse livro.
    E essa edição de luxo? Maravilhosa!

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore!! Ambas as edições são perfeitas. Tenho um chamego pela primeira, mas a segunda é tão luxo que também derrete meu coração.
      Leia sim, é perfeito.
      Beeijos

      Eliminar
  4. Poxa, acho que a sua resenha é uma das primeiras positivas que leio sobre esse livro. A galera não costuma ter uma opinião muito boa sobre ele não, rs.
    O que é uma pena, pois a capa nova dele é tão linda... hahahah
    Como sempre, ótima resenha, Bia! :)

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oi Tisa! Acho que essa negativa toda se dá ao fato da escrita peculiar da autora. É muito diferente, não consigo encontrar uma forma de explicar. Eu gostei, me senti conectada, achei incrível.
      Obrigada amore ♥
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo