Resenha: Simplesmente Complicado - Sinéia Rangel #1 (Série Simplesmente Complicado)

15 de março de 2016
Título: Simplesmente Complicado
Série Simplesmente Complicado - Livro I
Autora: Sinéia Rangel
Editora: Autografia
Ano: 2016
Páginas: 197
Skoob
Comprar: Loja Autografia

Simplesmente Complicado Sinopse: Alícia é uma adolescente vivendo as confusões de estar apaixonada. Depois de seis meses vivendo em outra cidade, Alícia está de férias na sua cidade natal. O reencontro com o seu melhor amigo, o Pedro, por quem é apaixonada, desperta grandes emoções. As lembranças desse reencontro acompanhará a Alícia pelos meses seguintes, e quando no seu aniversário ela ganha um presente mais do que especial do Pedro, a esperança se renova no seu coração. No entanto, uma surpresa inesperada pode colocar um ponto final neste romance que nunca aconteceu.





Fui convidada para participar do book tour da obra, pela Fernanda, do blog Mato por Livros. Eu adoro a Fer, conheço já há algum tempo, e aceitei de imediato.
Quando procurei mais informações a respeito do livro, pude perceber que existia todo um carinho por parte da autora e leitores, ao redor dessa história. Tanto, que os personagens principais ganharam até hashtag (#PeLícia) nas redes sociais.
O amor que a autora dispôs na criação não nos passa despercebido.
A história juvenil traz como protagonista e narradora a adolescente Alicia. Ela começa nos contando sobre a ansiedade em rever seus melhores amigos. Aly, assim chamada, mudou-se de sua terra natal e estava de volta para passar as férias escolares.
E logo de cara, já percebemos o quanto a personagem valoriza suas amizades. Dentre esse círculo, conhecemos Pedro.
Pedro e Alicia são amigos. Isso é uma afirmação. Porém, a garota é completamente apaixonada por ele.
Pedro, por sua vez, sente um carinho enorme por Licia, a protege, e percebemos o ciúme estampado nas entrelinhas, mas insiste em ficar na friendzone.

"... o Pedro não me vê assim, acho que ele me vê como uma irmã." - página 49
Nas primeiras páginas, ficou-me claro que a história foi criada especialmente para o público juvenil. Eu quero deixar isso muito claro, porque é importante para o leitor saber exatamente o que está lendo. Explico: as histórias juvenis contemporâneas são marcadas pela presença constante de diálogos entre os personagens, e a linguagem utilizada pelo autor é simples. As gírias atuais também são muito presentes nos enredos.
Sempre estampo em minhas críticas o quanto tenho medo de personagens adolescentes. Já fui uma, e sei o quanto essa fase é cheia de conturbações que são capazes de irritar aos mais velhos. Mas, as conturbações negativas não são tratadas nesse livro, fiquem tranquilos.
A autora se apegou no que existe de melhor nessa fase: o amor e a amizade.
O clima da leitura é totalmente descontraído. Ao ler, fui remetida a minha própria adolescência, e compreendia exatamente os sentimentos dos personagens envolvidos. O amor não correspondido, as festas, e principalmente, os amigos.
O que eu pude de trazer de melhor desse período foram os amigos. E acabei vendo o quanto a autora deixou o valor da amizade explícito no enredo.
Sem sombra de dúvidas, existirão sensações diferentes para cada tipo de leitor. Os mais velhos ficarão nostálgicos. As modernidades fazem com que este público, por vezes, não se conecte tanto com a história, pois em nossa época não se existia tantas liberdades como nos dias de hoje. Os mais jovens, público alvo, se conectarão facilmente; sentindo-se na pele de Aly e Pedro, descobrindo os conflitos do primeiro amor. A ambos os públicos, a notória sensação que complicamos demais o que não é complicado.

" - Na sua idade tudo é intenso demais, a gente ama loucamente e sofre na mesma medida." - página 140
É um livro que me encheu de fofura, e poderia ter levado cinco estrelas na avaliação. Esse fato só não aconteceu porque, em alguns pontos, a autora pecou. Ela começou maravilhosamente bem, mostrando o temperinho primeiro amor. Quando as férias escolares terminaram, e a personagem voltou para casa, achei que faltou algo. Assim como a distância afeta alguns relacionamentos, foi como se minha relação com os personagens estivesse esfriado por eles estarem longe. Entendo que a história tomou outro rumo, porém não houve um bom desenvolvimento nesta parte, a meu ver. Alguns diálogos soaram vazios, fugindo da intensidade que os primeiros capítulos passaram. Outro ponto que não gostei, foi a repetição exagerada do apelido que Pedro trata Aly. Sei que adolescentes tem essa mania, mas em um livro, mesmo que seja para esse público, tais repetições se tornam cansativas e acabam “brochando” as sensações que aquela cena poderia causar. Acredito que esse ponto não seja um pecado somente da autora, quem revisou a história não se atentou a isso.
Minha intenção ao elevar esses pontos que para mim foram negativos, não é espantar leitores. Sei que sou apenas uma blogueira iniciante, mas acredito que essas críticas poderão ser construtivas para os próximos trabalhos da autora. 
A história que ela criou, por mais que existam clichês, foi abordada de uma forma única e especial. Se eu fosse mãe de um adolescente, seria um livro que iria dar de presente com toda certeza, principalmente pelos valores ali retratados.
Assim sendo, recomendo, e termino minha resenha ansiosa pelos próximos livros da autora, e claro, pela sequência da série.

Nota: 3/5
Sobre a autora:
Sinéia Rangel é baiana, geminiana, psicóloga, bookaholic, cinéfila, chocólatra e musicólotra. Amante de rock, poesias e histórias de amor. Escreve desde criança, mas sempre manteve as suas palavras escondidas, até agora.
Participar do tour foi incrível, a autora pediu para que descrevesse em uma palavra o que a leitura me proporcionou, e digo que foi nostalgia.
Espero que tenham gostado da resenha, não deixem de comentar.

Beeijos




Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
11 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Bianca!!!
    Quero te agradecer pela resenha incrível! Você captou a essência do livro: os valores do amor e da amizade dessa fase da vida tão conturbada, mas ao mesmo tempo tão linda.
    Os pontos negativos foram acolhidos como muito carinho, tenha certeza.
    Obrigada.^^
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinéia, eu que agradeço por tanto carinho. Foi ótimo conhecer a autora maravilhosa que você é. Sucesso sempre, e obrigada pelo apoio.
      Beeijos

      Eliminar
  3. Que lindo ❤ fiquei ansiosa para ler!


    Beijocas,
    Rebeca Grauer, http://ocafofoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Quem nunca se apaixonou pelo melhor amigo? Rs...
    Eu passei anos e anos apaixonada pelo meu melhor amigo e, depois de anos sem nos vermos, ele me contou que quando estudávamos juntos era apaixonado por mim mas tinha vergonha de falar e ser rejeitado. Kkkkkkkkkkkk
    Enfim. Adorei a resenha, adorei a sensibilidade da estória e a capa. Gente, que capa mais linda é essa, Bia? Eu quero!!!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fabi!! Menina, e ai? Qual foi o fim da sua história? hahaha a imaginação da pessoa aqui foi a mil por hora.
      Eu acho que nunca me apaixonei por nenhum amigo mesmo por assim dizer. Meus amigos da adolescência fazem parte da minha vida até hoje, então sempre nos vimos dessa forma.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado, e a capa é uma fofura ♥
      Beeijos

      Eliminar
  5. Pelo o que você disse parece ser um livro bem fofo, e eu adoro muito de livros fofos, pena que não costumo gostar muito de personagens adolescentes :(
    Acho que como agora já estou mais velha, acabei desenvolvendo esse preconceito de tanto que li coisa de adolescente, pois na época eu só gostava de personagens assim (para me identificar, rs) hahahah
    Isso sem falar que também tenho me tornado cada vez mais exigente e crítica com as minhas leituras (ou seja, chata mesmo), então acho que só as pequenas críticas que você fez já teriam super me incomodado.
    Enfim, quem sabe numa próxima, né? hahaha

    Beijos, Bia!
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tisa, notei que também estou chata. Até livros que eu amava, hoje não amo mais. Não sei se é apenas uma fase ou se estou chata para sempre rsrsrs.
      Acho que é a idade :/
      Beeijos

      Eliminar
  6. Eu sou uma adolescente que não gosta de adolescentes kkkkk tenho medo de livros juvenis e medo de seus protagonistas HAHAHHA
    É inegável que é uma história fofinha, e esse tom descontraído é muito bacana. Acho legal pra ler no intervalo entre leituras mais densas, né?
    Não sei se eu leria :/
    beijos, Bia ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GabiLinda!! Você, já disse isso milhares de milhões de vezes, é a adolescente mais diferente que conheci. Se eu pudesse te trazer para minha casa, com certeza traria, e iria mentir pra todo mundo que fui eu quem te ensinou a ser assim.
      Realmente é ótimo para ler entre um livro e outro. Eu não sei quanto a você, mas qdo eu leio muito terror, suspense e documentários, fico com a mente cansada, preciso espairecer, e por isso gosto de intercalar uns romances e comédias entre um livro e outro para relaxar.
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo