Resenha: Psicose - Roberth Bloch

3 de junho de 2016
Título: Psicose
Autor: Roberth Bloch
Editora: DarkSides Book
Ano: 2013
Páginas: 256
PsicoseSinopse: Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.
O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960. A DarkSide orgulhosamente tem o prazer de reparar este lapso, em julho de 2013, com o lançamento de Psicose em versões brochura (classic edition) e capa dura, limited edition que incluirá um caderno especial com imagens do clássico de Hitchcock.
Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.
Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.


 Resenhar um clássico não é tarefa fácil. Principalmente quando o enredo do mesmo é conhecido pela maioria das pessoas, leitores ou não.
 Psicose foi escrito em 1959, por Robert Bloch. E em 1960, o mestre dos filmes de suspense, Alfred Hitchcock, levou-o para as telonas.
 Eu já li muitos livros após assistir às suas adaptações cinematográficas; e as sensações são realmente muito diferentes. Ler aquilo que sua mente já viu, pode sim ser especial, depende do ponto de vista.
 No caso do livro Psicose, senti uma vontade imensa que existisse um comando “desver” em meu cérebro.


 Considero que hoje, o livro agrega dois tipos de leitores: os que não assistiram ao filme e aqueles que já assistiram.
 Para o primeiro caso, se trata de um suspense psicológico fodasticamente elaborado. Temos um roubo, um assassinato, e uma mente psicótica que tem o poder de enganar a todos. Um enredo que envolve e prende o leitor; e por outro lado um autor que parece brincar com o nosso próprio psicológico. Eu invejo essa categoria de leitores, consigo imaginar o que eles sentirão ao ler a obra. E é por isso que queria “desver” ao filme. Senti o desejo de estar no escuro, de ser surpreendida com o desfecho, de me envolver de cabeça dentro desse suspense.
 Mas isso não significa que não apreciei a leitura. Estou inclusa no segundo tipo de leitores, e por isso acredito que minha resenha funcionará melhor para esse público. 
 Mesmo sabendo de tudo que aconteceria na história, fiquei presa ao livro. Posso apontar muitos motivos, mas o principal é a escrita do autor. Uma linguagem muito simples, capaz de abranger um público diversificado de leitores. Ler Psicose me mostrou o real valor de apreciar uma leitura. As vezes nos envolvemos tanto com um enredo; somos submetidos à tantas emoções, que perdemos essa coisa de apreciar. Eu preciso me emocionar, porém a leitura apreciativa foi algo surreal. Foi como se estivesse relendo, dessa vez descontraidamente.
 Impossível não comparar filme e livro. Ambos, em minha opinião, são perfeitos. Quando assisti ao filme, esperava ansiosa a cena do banheiro, sabia exatamente quem morreria e não conhecia o culpado. No livro, eu sabia de tudo, até quem era o culpado, mas me deixei levar. E pude compreender melhor os personagens Mary e claro, Norman Bates.



 Ler uma das cenas mais clássicas do cinema, é um orgasmo literário. Desculpem, não consegui encontrar outro adjetivo.
 Foi espetacular conhecer a história que inspirou um clássico dos cinemas. Impossível não ter aquele sentimento de "nossa, eu estou lendo mesmo o livro que inspirou Hitchcock?". 
 A editora acertou em cheio trazendo uma edição que, além de magnifica aos olhos, dá os créditos do sucesso Psicose e Norman Bates também ao autor. As vezes cometemos o erro de ostentar somente Hitchcock.
 Quem deve ler esse livro? Todos, sem exceção. Se ama um ótimo suspense; se aprecia o cinema; enfim, é leitura obrigatória e ponto final.
 Norman Bates terá um post especial em breve.


"...como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela. – página 114"
Nota: 5/5 
Sobre o autor: 
Robert Bloch foi um conceituado escritor norte-americano, mais conhecido pelo seu romance de horror Psicose (1959). Posteriormente a história foi adaptada para cinema pelo célebre realizador Alfred Hitchcock, em que Janet Leigh e Anthony Perkins fizeram parte do elenco. Foi também conhecido como roteirista e um autor prolífico no gênero da ficção científica. Bloch foi por diversas vezes galardoado, tendo recebido um Prémio Hugo, um Bram Stoker Award e um World Fantasy Award. Chegou a ser presidente de 1970 a 1971 da Mistery Writers of America e foi membro da Science Fiction and Fantasy Writers of America. Faleceu em decorrência de um câncer em 23 de setembro de 1994.
Outras Obras:

O Livro dos Assassinatos No Limite da Realidade Antologia do Horror Uma Tragédia Americana 
O psicopata Ficção Científica - Volume 3 As Portas da Fantasia A Echarpe
Os Mais Belos Contos Terroríficos

Eu ganhei esse livro de presente de natal da minha best Natália. Naty, foi o melhor presente que poderia ter me dado, como pode ver amei. E só para esbanjar, foi a edição de luxo. 
Gostaram da resenha? Querem ler ou já leram ao livro? Comentem!

Beijos



Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
13 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

13 comentários:

  1. Eu lembro que quando comprei Psicose e comecei a ler o livro, pensei que a sinopse fornecida era muito fajuta. Porque a história nos leva a crer em algo que, na verdade, não existe.
    Fodastico resume bem esse livro rsrs
    Foi o primeiro e único livro da Dark que eu consegui concluir a leitura até hoje :P

    Adorei a resenha!!!
    Mega Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cunhada, vc bem sabe o quanto gostei. E acho que vc precisa ler um outro livro da editora que mexeu com meu psicológico: O circo mecânico. Muito amor por ele.
      Beeijos

      Eliminar
  2. Biaaaaa, esse é um dos meus livros preferidos da vida, onde tem um dos meus personagens preferidos da vida, e que foi adaptado por um dos meus diretores preferidos da vida HAHHAHAAHHAAHAH E agora dá nome ao meu blog <3 Ou seja a a a, é um carinho ENORME, e ver que você gostou tanto me deixa super feliz <3
    Mesmo tendo visto o filme 10000 vezes antes de ler o livro, eu ainda fui surpreendida.
    Vou aguardar o post sobre o Bates, que, na minha opinião, está longe de ser um vilão.
    Beijos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi GabiLinda!! E vc acha que eu não sei disso? Uma curiosidade: ao escrever essa resenha pensei justamente em vc lendo. Foi mais tenso ainda viu hahahaha.
      Estou fazendo muitos planos para o Norman ♥
      Beeijos

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. De fato resenhar um clássico não é uma tarefa fácil, eu também tenho bastante dificuldade com essa tarefa, mas a sua resenha ficou ótima!!! Acredita que eu nunca li e nem se quer assisti o filme dessa história???
    É claro que conheço algumas cenas icônicas, mas nunca parei, sentei e assisti.

    Ps. adorei a foto com a faca hahaha

    www.booksever.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Filipe! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado. E sabe de uma coisa? Fico imensamente feliz que ainda não tenha assistido ao filme rsrsrs. Por favor, leia esse livro e após assista ao filme, nessa ordem. Você vai se encantar.

      PS: hahaha a foto da faca foi meu acesso artístico. Fico encantada com a criatividade dos colegas blogueiros que tiram fotos sempre perfeitas e criativas de livros com alguns objetos. Nada combinaria melhor que uma faca.

      Beeijos

      Eliminar
  5. Olá Bia!
    Consegui esse livro trocando no Skoob e não vejo a hora de conseguir ler. Apesar de saber o que acontece ainda não assisti ao filme, então acho que vai ser mais legal elr sem interferencia. Adorei sua resenha :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS NAMORADOS <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério que não viu o filme? Menina, vc simplesmente vai ficar fisgada ao livro. E não to acreditando que alguém trocou Psicose? Gente, muito desapego hahaha.
      Beeijos

      Eliminar
  6. Oi Bia!!
    Não tenho palavras pra comentar esse livro.
    É muito perfeita a forma como o autor nos envolve naquele suspensa,naquela atmosfera e mais importante:sem nenhuma enrolação.
    É verdade,talvez se a gente não tivesse visto o filme a leitura teria sido melhor do que ela já foi,mas mesmo assim valeu suuuuuper a pena.
    Ler a cena do banheiro foi incrível,e conforme eu ia lendo parecia que a música do filme estava tocando perto de mim hahahahahahahhaa
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cláudio! Seu comentário remete às minhas sensações. Você disse algo que eu queria ter colocado na resenha, mas me fugiu: nenhuma enrolação. A maioria dos suspenses que li trazem essa característica, principalmente no quesito descrição. E Roberth Bloch é totalmente preto no branco.
      E também ouvi a música durante a leitura da cena do banheiro hahahaha
      Beeijos

      Eliminar
  7. Também saio por aí recomendando esse livro a todos. Não esperava gostar tanto. A leitura é MUITO fluida, li muito rápido, as páginas corriam. Agora preciso assistir ao filme e a série Bates Motel.


    Conhece o nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de nossos amigos blogueiros :D
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Carol! A leitura é realmente deliciosa, e sim, vc precisa assistir o filme.
      Beijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo