Resenha: Tânatos: Contos sobre a morte e o oculto - Vitor Abdala

25 de outubro de 2016
Título: Tânatos - Contos sobre a morte e o oculto
Autor: Vitor Abdala
Editora: Giostri
Ano: 2016
Páginas: 124
Comprar: Saraiva | Cultura
Visitem o site oficial do livro e fiquem por dentro das novidades: TÂNATOS
Sinopse: Uma coletânea de histórias de terror sobrenatural, TÂNATOS CONTOS SOBRE A MORTE E O OCULTO é o livro de estreia do jornalista Vitor Abdala. Os nove contos buscam formas originais de causar medo ao leitor. São as histórias de um homem que narra suas agonias horríveis enquanto espera uma morte que não chega; de um político que desviou dinheiro público depois de uma grande catástrofe mas vai pagar caro por isso; de um grupo de arqueólogos que despertam espíritos de índios massacrados na Floresta Amazônica no século XVII; de um assassino hesitante que se defronta com uma surpresa desagradável quando decide fazer sua primeira vítima; de um homem que começa a vomitar coisas estranhas depois de uma dor de estômago de causa desconhecida; e de uma pessoa que acorda, a cada dia, com um ferimento pior do que o do dia anterior, sem que ela consiga entender por que; entre outros contos.

 Tânatos é o livro de estreia do jornalista Vitor Abdala, que reúne nove contos cuja temática é o terror sobrenatural. A morte está presente em todos eles, de forma direta ou indireta.
 Seguindo a linha das coletâneas de contos atuais, não precisamos ler o livro na ordem. Podemos pegar um conto aleatório e ler, pois eles não tem relação no que condiz ao enredo e personagens, apenas na temática.
 Como ocorre na maioria das coletâneas de contos que leio, houve aqueles que me agradaram mais outros menos.
 Vou contar um pouquinho sobre os que mais gostei:
 “Soterrados” tem como protagonista um ex-assessor político. A região serrana do Rio de Janeiro enfrentara uma tragédia em 2011, quando uma tempestade a atingiu. Várias pessoas morreram soterradas na lama. E o prefeito, como manda a tradição nacional, tirou vantagem disso. Assim sendo, contrariado, o assessor pedira demissão de seu cargo. Anos mais tarde, o prefeito parecia assombrado quando entrou em contato com seu antigo funcionário. Era aterrorizado por vultos, escuridão, sendo vítima de agressões em sua própria casa. Mas quando a polícia chegava, não encontrava vestígios de invasores, apenas lamas em alguns pontos de sua morada. Delírio? Consciência pesada? Ou as vítimas haviam voltado ansiando por justiça?
 É o conto mais longo da coletânea e talvez por isso consegui um maior envolvimento com os personagens e a situação que eles enfrentavam. Percebi um diferencial até mesmo na escrita do autor, acredito que ele tenha chegado ao ápice dosando elementos sobrenaturais com realidade. Nos demais contos, também encontramos essa mistura, mas senti que nesse, em específico, essa característica foi melhor trabalhada, o autor teve tempo para nos fazer acreditar no que estava acontecendo, deixando a dúvida no leitor se era um delírio do político ou um acontecimento sobrenatural.

Créditos na Imagem: Google

 “Mensagem instantânea”, talvez o mais curto, também me agradou muito. Quem nunca recebeu uma mensagem de um remetente desconhecido? Agora vejam bem, e se seu celular, ao receber tal mensagem, não funcionasse para se comunicar com nenhuma outra pessoa, apenas com esse desconhecido que se mostra muito ameaçador? E se tal desconhecido se mostrasse ainda, totalmente sobrenatural? Me imaginei ali no lugar da personagem, e fiquei com o coração na mão quando compreendi a origem do tal desconhecido.

Créditos na Imagem: Google

 “Tem uma coisa dentro de mim” é sinistro. Temos dois personagens principais neste conto, irmãos gêmeos por sinal. Um deles, após ter um desconforto estomacal, passa a vomitar unhas, dentes, pedaço de carne. Repugnante, eu sei. Mas, a pergunta que não cala é: o que está dentro do estômago dessa pessoa? Fiquei perturbada, instigada e não queria piscar durante a leitura.
 Em “O assassino hesitante” temos um protagonista psicótico, que desde pequeno sente prazer em matar. Mas, apesar de saber o que era esse sentimento, ainda não havia matado nenhum humano. Até que um dia toma coragem e escolhe sua vítima. O que ele não poderia imaginar, é que teria uma surpresinha bem tenebrosa.


 Levando em consideração o livro como um todo, acredito que o autor deveria investir mais no que diz respeito ao envolvimento enredo-leitor. Em suma, ele foi muito objetivo na maioria dos contos, impedindo que se desenvolvesse aquela fantasia que dá o clima ao terror. A narrativa é ótima, como viram houve contos espetaculares que me prenderam por completo, porém, quando analiso o livro inteiro, sinto que  faltou esse elemento fantástico que pra mim é imprescindível no gênero.  Essa é minha crítica negativa, que acaba se tornando muito pessoal, já que existem leitores que preferem justamente essa objetividade.
 A edição está perfeita, simples, porém significativa para os apreciadores do gênero. Fiquei apaixonada pelo efeito da capa.
 Recomendo o livro, principalmente para quem busca algo rápido e sombrio para ler. Eu li em duas noites, considerando que meu tempo para leitura está bem curto.
 Para o autor, meu muito obrigada pela confiança. Amei a oportunidade de ler a obra e participar desse acervo de leitores que estão te redirecionando pelo caminho da escrita. Os contos mais longos e mais sombrios por assim dizer, onde você me permitiu viajar, foram os mais envolventes a meu ver e por isso, em minha concepção, acho que deve investir em mais páginas, e ainda em aumentar esse clima do medo e mistério por parte do leitor. Esperarei (ansiosa) por mais obras.
Nota: 3/5
Resultado de imagem para separador de posts para site
Sobre o autor:
 Vitor Abdala é jornalista, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com pós-graduação em Políticas de Justiça Criminal e Segurança Pública, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como repórter na agência pública de notícias brasileira, a Agência Brasil, desde 2004. Depois de mais de dez anos escrevendo sobre fatos reais em notícias jornalísticas, ele faz sua primeira incursão profissional na literatura de ficção com "Tânatos - Contos sobre a morte e o oculto", uma coletânea de nove contos de terror/dark fiction.
 Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. É casado com a administradora Deborah Abdala e orgulhoso pai do Eduardo. 
 Para entrar em contato diretamente com o autor, escreva para tanatoscontos@gmail.com.
Resultado de imagem para separador de posts para site
  Já conheciam o livro? Vão ler? Contem-me nos comentários.

 Beijos amorecos!!

 Esta postagem faz parte do #EspecialHalloween. Ainda não sabem o que está rolando? Cliquem na imagem:


Fiquem de olhos abertos, nosso especial está apenas começando...

Resultado de imagem para gifs halloween terror





Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
12 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

12 comentários:

  1. Gêmeos sempre me deixam com uma pulga atrás da orelha. Acho que eles são sinistros às vezes... e ainda mais com um vomitando unhas e coisas nojentas. #SuspeitoEPouco
    Apesar de terem sido contos aparentemente superficiais - também acho que é preciso desenvolver a ambientação pro treco ficar sinistro, tipo King! -, eu o leria. Leituras rápidas são sempre bem-vindas, ainda mais quando se trata de um terrorzinho! Rs

    Arrasou na resenha!

    Beijos, bruxinha!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fabi! Bem, eu o leria novamente também rsrsrs, mesmo com essa negativa. Os contos que me cativaram se sobressaem, deixando tudo mais gostoso sabe? E como é rápido, é uma boa pedida.
      Beeijos

      Eliminar
  2. Oi Bia, tudo bem?

    Eu geralmente não leio terror, mas contos eu encaro melhor. Não conhecia o autor, mas gostei da indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  3. Oi Bia...
    Apesar de terror não ser meu gênero favorito, esse é um livro que eu arriscaria ler, mesmo não tendo o tal elemento fantástico tão importante para o gênero... Confesso que fiquei bastante curiosa para descobrir qual o problema com um dos gêmeos em “Tem uma coisa dentro de mim” e bastante curiosa para ler "Soterrados". Espero poder ter a oportunidade de ler esse livro em algum momento.
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cris!! Eu acho que é um ótimo livro para começar sua aventura no gênero. Leia e volte para me contar sua opinião.
      Beijos

      Eliminar
  4. Oi Bia!
    Eu não conhecia este livro, mas após ler a sua resenha, fiquei muito curiosa pela leitura!
    Adoro ler contos de suspense e terror e achei os que você comentou bem aterrorizantes.
    Espero ter a oportunidade de apostar nessa leitura um dia :)
    Bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Anna! Também espero por isso! Quando ler, venha me contar sua opinião.
      Beijos

      Eliminar
  5. Oiiiie!
    Aaaainnn esses contos são os melhores, tenho ctz q por trás de uma boa história sempre tem uma verdade Bia...
    Estou me deliciando com essa semana que vcs prepararam!
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore! Pois é, nesse caso, todos os contos trazem um pouco de verdade...
      Beeijos ♥

      Eliminar
  6. Nunca tinha ouvido falar até agora. Só pela sinopse já despertou meu interesse por serem contos e assim sendo uma leitura rápida porém não cansativa. Quanto a sua crítica em relação ao autor não ter conseguido te cativar tanto quanto vc queria pode vim do fato de ser o primeiro livro dele e tal... com o tempo tudo melhora.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Alleh! Eu também acredito nisso. Estou louca para ter um novo contato com a escrita do autor, acredito que será ainda mais prazeroso.
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo