No mundo da Lua: Livros e Legião

18 de novembro de 2016
 Olá gente linda!

 Há 20 anos o líder da banda Legião Urbana partiu deixando muitas saudades. Através de suas músicas tão cheias de poesia e realidade, Renato foi imortalizado. Sou uma grande fã, amo a maioria das músicas, e muitas vezes, ao ler um livro, me pego introduzindo as melodias nos enredos.

 No Mundo da Lua de hoje, a verdade das músicas de Renato se misturam aos livros. Vem comigo ver o resultado?

A coluna No Mundo da Lua dá vida aos enredos e personagens de livros. Tudo pode acontecer aqui, afinal, estamos na Lua...



Pais e Filhos
Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende os seus pais
Livro: Desejo Proibido - Sophie Jackson

 A música cabe exatamente na relação da protagonista Kat com sua mãe. Kat vem de uma família rica, mas decidiu se virar e escolheu, por conta de uma promessa que fizera ao pai, trabalhar em uma penitenciária como professora. E foi lá que se apaixonou por um detento, Carter. Os dois acabam se relacionando e a mãe de Kat não aprova essa relação. Particularmente compreendo todos os motivos da senhora, porém a forma com que ela se expressa soa preconceituosa. Por isso, muitos leitores a consideram uma vilã, capaz de abalar o amor dos nossos protagonistas.

 A música se encaixa perfeitamente nesse ponto: Kat acredita que sua mãe não entende todo o amor existente em seu namoro, mas ao mesmo tempo, a filha também não entende a preocupação de sua mãe.


Tempo Perdido
O que foi escondido é o que se escondeu
E o que foi prometido, ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido;
Somos tão jovens
Tão Jovens
Livro: A Mais Bela Melodia - Carol Teles

 No livro, temos um grupo de jovens, cheios de conflitos. Dentre eles, destaque para os protagonistas Klaus e Lorena. Uma história de amor e amizade, onde é perceptível essa questão do tempo que a música trata. Temos a impressão que os personagens realmente tem seu próprio tempo.


Índios
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho.
Entenda - assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do inicio ao fim
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi
Quem me dera, ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes
Livro: As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones

 Quem já leu esse livro entendeu bem os motivos que me fazem relacioná-lo com essa música. Pra mim, é o Rafa cantando seu momento. Ele é um personagem tão quebrado, que não consegue acreditar que pode ser feliz. O mundo deu muitas rasteiras em sua vida, ele acaba se envolvendo com drogas; e quando se relaciona com Viviane, a protagonista, viu que queria se curar e enxergou nela uma pessoa que realmente o entendia.


Monte Castelo
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece
Livro: Faça amor, não faça jogo - Ique Carvalho

 Assim como a música, o livro que reúne vários textos do autor, trata o amor da forma que é, sem jogos, sem rodeios, através de reflexões e experiências do próprio autor. Quem não se arrepia ao ouvir a música? Ao ler o livro, fui remetida a mesma sensação. 


Que país é este?
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Livros: A Redenção do Anjo Caído - Fabio Baptista
           Tânatos - Conto Soterrados - Vitor Abdala

 São muitos os livros em que essa música caberia perfeitamente como trilha sonora, já que os mesmos retratam a corrupção e a baderna do nosso país. Baseando-me nas últimas leituras, temos o conto Soterrados, onde um político simplesmente tira proveito de uma calamidade para faturar dinheiro e em A redenção do anjo Caído, Deus envia Lúcifer justamente para o nosso país, para que este tente se redimir de todos os males que provocou, sob a forma de um mendigo. As vezes é até engraçado, pois Lúcifer, na ficção de Fabio, se surpreende com as atrocidades de nossa sociedade.

 

Perfeição
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo o que é gratuito e feio
Tudo que é normal
Vamos cantar juntos o Hino Nacional
(A lágrima é verdadeira)
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão.
Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso - com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção.
Livro: O Quarto Cavaleiro - Samuel Cardeal

 Essa música de Renato causa certo desconforto, pois, apesar das críticas sociais que temos aqui, acabamos por nos identificarmos com alguma "celebração". O livro de Samuel Cardeal traz desconforto, por sua vez, pelo sarcasmo do protagonista, um verdadeiro psicopata, Leonel. O personagem poderia muito bem ter escrito essa música. 


Eu sei
Sexo verbal não faz meu estilo
Palavras são erros e os erros são seus
Não quero lembrar que eu erro também
Um dia pretendo tentar descobrir
Porque é mais forte quem sabe mentir
Não quero lembrar que eu minto também
Eu sei
Eu sei
Livro: Paixão Sustenida - A Primeira Vez - Sinéia Rangel

 Para Hannah e JP caberia todas as músicas do mundo que tratam sobre caos, porque, eita casal complicado gente. Brincadeiras a parte, Eu sei resume bem ambos os personagens. Tanto um quanto o outro não gostam de lembrar que também erram, tendo aquela forte certeza que simplesmente "sabem' e pronto. A parte "Não quero lembrar que eu minto também" cai perfeitamente em JP, quem leu vai entender.



 Acreditem, tenho uma lista imensa de músicas da banda que se encaixam perfeitamente em muitas outras histórias, mas o post já está grande. Melhor voltar para a Terra e deixar essas tantas outras para um próximo post.

 Gostaram? Concordam comigo? Tem alguma música do Legião que vocês acham que conta a história de algum livro ou personagem? Contem-me!! Adoro os comentários de vocês.

 Por hoje é só!


Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
2 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

2 comentários:

  1. Olá, também sou fã de Renato Russo as musica deles são bem reflexivas, mostra a realidade que todos escondem. Infelizmente não li nenhum livro citado, mas fiquei curiosa pelo livro Paixão Sustenida, Faça amor não faço jogo. ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Camila!! Ahh eu amo muito suas músicas, e é bem isso, elas são realistas, mesmo quando o assunto é o "sentir". Recomendo ambos os livros, são ótimos.
      Beijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo