(Listas) Músicas Inspiradas em Livros

26 de janeiro de 2016
Olá leitores! Vocês sabiam que existe muitas músicas que foram inspiradas na literatura? Hoje vamos conhecer algumas delas.

O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) - Emily Brontë
Heathcliff e Cathy protagonizam o romance considerado clássico da literatura inglesa, O Morro dos Ventos Uivantes. Na língua inglesa, intitulado de Wuthering Heights, assim como a música de Kate Bush. A canção foi composta e interpretada por Kate, em 1978. Ela conta que a compôs aos 18 anos, baseando na versão cinematográfica de 1970. Assim sendo, leu ao livro e descobriu que nascera no mesmo dia da autora Emily Brontë. A música foi a última a ser gravada para o seu álbum de estreia, e usa diversas falas da personagem Catherine. O sucesso da canção foi tanto, tornou a cantora a primeira mulher a escrever e cantar a própria música a atingir o topo das paradas musicais britânicas. Inclusive, continua sendo a música mais conhecida da cantora.




O Chamado de Cthulhu - H. P. Lovecraft
Lovecraft influencia muitos escritores até os dias de hoje. O maior praticante do horror clássico, segundo Stephen King, inspirou muitas bandas de metal na composição de muitas músicas de sucesso. Dentre tantas bandas, é impossível não falar de Metallica. Clif Burton era um grande fã de Lovecraft e foi ele quem apresentou aos demais membros da banda os contos do autor. Claro que inspirou música, e não foi apenas uma: The Thing That Should Not Be; All Nightmare Long e The Call of KtuluThe Call of Ktulu foi inspirada no conto O Chamado de Cthulhu. Com mais de oito minutos de duração, a música é considerada uma das mais trabalhadas da banda, e uma nota: ela é totalmente instrumental.




Instantes - Poema de Nadine Stair
Para quem já conhece esse poema, bem sabe que existe uma contradição em sua autoria. Há alguns que dão os créditos para o argentino Jorge Luis Borges; mas o fato é que, quem o escreveu foi Nadine Stair. Um poema tão carregado de reflexão foi a inspiração para Sérgio Brito escrever a música de sucesso Epitáfio, do grupo Titãs.




1984 - George Orwell
A obra já foi adaptada para o cinema, televisão, música, enfim, foi meio de inspiração para muitos artistas. Um das mais famosas adaptações da obra é o álbum Diamond Dogs, de David Bowie. Lançado em 1974, teve total inspiração na obra e da própria visão do cantor de um mundo pós-apocalíptico.




Lolita - Vladimir Nabokov
Romance considerado clássico, objeto para adaptações cinematográficas, teatrais e até mesmo óperas; serviu de inspiração para o vocalista da banda The Police, Sting. A canção Don't Stand So Closed to Me é bem similar ao livro, e houve boatos que seria uma auto-biografia do próprio Sting, que era professor antes da fama.




Os Lusíadas - Soneto 11 - Luis Vaz de CamõesBíblia Sagrada - Coríntios, Capítulo 13

Monte Castelo, uma das canções mais lindas de Renato Russo, traz citações do Soneto 11 de Luis Vaz de Camões e da Bíblia Sagrada, Capítulo 13 do livro de Coríntios.




Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Mais um romance distópico que inspirou uma canção. Admirável Chip Novo, da roqueira Pitty, foi baseada na obra.




O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger
Billie Joe Armstrong, vocalista da banda Green Day, compôs a música Who Wrote Holden Caulfield inspirada no livro. De acordo com o compositor, o personagem principal do livro era como ele, rebelde, largado e invisível. Ele contou ainda, que o livro é o seu favorito.





Outra música que foi inspirada no livro, é a brasileira Caçador de Mim, de Milton Nascimento.



O Primo Basílio - Eça de Queiroz
A música não foi inspirada no livro, mas poucos sabem que a parte recitada por Arnaldo Antunes, em Amor I Love You, de Marisa Monte, é um trecho do livro.



As músicas nacionais citadas, com exceção de Monte Castelo, confesso que não sabia sobre os livros que envolviam sua composição. Descobri no blog Citações de um Leitor. Visitem, tem muito mais.

Gostaram do post? Comentem.

Beijos


Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
22 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

22 comentários:

  1. Oie, menina que loucura. Eu lembro até hoje de um trabalho que fiz sobre Os Lusíadas, e a música Monte castelo.
    Se a gente for pesquisar existe um apanhado de músicas inspiradas em livros.
    Parabéns teu post ficou muito legal!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Helana!!
      Também já fiz um trabalho assim hahaha. Encontrei muitas outras músicas, mas ficaram para um próximo post.
      Obrigada
      Beijos

      Eliminar
  2. Oii
    Nossa que demais sua publicação, eu adoro chip novo e não sabia que tinha sido inspirado, bem legal essas curiosidades, parabéns pela iniciativa.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Também não conhecia a origem da música (que amo) antes de procurar material para o post.
      Beeijos

      Eliminar
  3. Não sabia que também haviam músicas compostas com a inspiração que os livros dão, gostei muito do post e conhecer um pouco mais foi essencial. Gosto muito de Admirável Chip Novo e nunca saberia desta adaptação, gostei muito.

    Resenha | Mulheres, arafaelagodoy.com.br

    ResponderEliminar
  4. Tem tantas outras ne? Mas adorei as que você escolheu. Estou ouvindo, quem sabe me inspiram!
    Bjs, Mari

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem muitas e muitas outras músicas inspiradas na literatura. Tantas que este post ficaria enorme hahahahaha. Escolhi as que mais gosto, e ainda algumas que nem imaginava se tratar de uma inspiração.
      Mas olha, vou fazer uma segunda parte.
      Beeijos

      Eliminar
  5. Olá.
    Tudo bom?
    Seu post está bem diferente do que costumo ver em outros blogs, mas não sabia dessa associação com as músicas e livros, achei bem interessante.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Oie, tudo bem?

    Que post interessante, músicas relacionadas com livros. A única música que ficou marcada foi "amor, i love you", por causa do trecho do livro "Primo Basílio" citado na música, mas o restante foi uma surpresa.

    Quem diria que o vocalista do Green Day era igual ao personagem do 'Apanhador no Campo de Centeio"....

    Parabéns pelo post e pelo blog!!!

    bJ
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/)

    ResponderEliminar
  7. Olá... não conhecia boa parte das músicas, mas devo confessar que amo a música Monte Castelo... Legião Urbana fizeram parte de minha adolescência e faz parte até hoje... quase todas as músicas me inspiram em algo... bom não curto muito ouvir músicas em postagens... mas ouvi todas as nacionais... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Di!! Legião também faz parte até hoje de minha vida, suas músicas não saem da minha play.
      Beeeijos

      Eliminar
  8. Oie!
    Eu não conheço nenhum dos livros indicados, então não consegui fazer essa associação com a música. Mas gostei muito do post, pois além da indicação das histórias, conheci também algumas músicas que ainda não tinha ouvido. Uma ótima ideia, gostei muito.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Adorei o post! Amo quando leio sobre essa ponte entre vários tipos de cultura! Sou super fã de Legião, Titãs e Marisa Monte e descobrir essa relação entre livros e músicas deles foi sensacional!
    Parabéns!
    Abraço!
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Karla!! Como fui descobrindo algumas coisas ao fazer o post, também fiquei com essa sensação rsrsrs. Obrigada.
      Beeijos

      Eliminar
  10. Oiie. Super legal essa postagem. Eu gosto muito dessas postagens que envolvem músicas e livros. Eu não sabia sobre a música da Pitty, eu adoro essa mulher rs
    Sobre Legião. Amo forte *--*

    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro Pitty e amo Legião. Fico feliz que tenha gostado do post.
      Beeijos

      Eliminar
  11. Oie
    que leeegal, eu não sabia da Pitty e a relação com o livro haha nem de Legião Urbana, foi ótimo saber as curiosidades

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo