Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes

24 de fevereiro de 2016
Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 96
Skoob
Comprar: Saraiva
O Vilarejo
Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.




Oi gente!!
Desde que lançou, estava ansiosa para conferir a história do livro O Vilarejo, do autor nacional Raphael Montes. Criticado positivamente por muitos blogueiros, e ainda muito comentado nas redes sociais, o livro desperta o interesse mesmo daqueles que não gostam de terror.
Seja pela edição (que, sinceramente, merece um post somente de elogios, sem exageros), seja pelo enredo, ou pelas duas coisas em conjunto, O Vilarejo, desde quando me introduzi na blogosfera, foi o primeiro livro de terror nacional que vi ser badalado na mídia.
Raphael começa despertando o interesse do leitor ao revelar que os contos retratados na obra, foram traduzidos por ele próprio de uma linguagem antiga que já não existe mais. É fato que temos certa curiosidade por línguas antigas, e as extintas nos remetem à maldição.
Os contos podem ser lidos da forma que o leitor quiser, do final para o início, do meio para o final. Enfim, não importa a ordem. Segui o conselho de quem me emprestou o livro (Taty!!!), e li na ordem do início para o fim. E repasso essa dica para todos que pretendem ler: é muito mais interessante e surpreendente se lido dessa forma.
O livro nos traz um Vilarejo, um local afastado das grandes metrópoles, que abriga um pequeno grupo de moradores. Logo no início, nos deparamos com o local devastado pela fome e o frio. O isolamento impede com que o lugar receba ajuda, e sabemos então, que restam apenas algumas pessoas ali habitando.
Não pensem que se trata de uma distopia. O início começa pelo fim, e somos levados então a outras épocas do vilarejo. Épocas estas em que não existia a morte evidente e nem mesmo a fome. E descobrimos que foram os próprios moradores que tornaram o lugar devastado.  
Raphael Montes brinca com o leitor, trazendo contos de horror em que o próprio homem é o antagonista. Sentimos medo, repulsa e nos impressionamos, não por criaturas sobrenaturais, mas sim por humanos.
Incrível ver o quanto as nossas próprias atitudes, crenças e obsessões podem ser tenebrosas. A cada conto, somos tomados por relatos fictícios que se passariam facilmente por verídicos. Não estou dizendo que ele se inspirou em histórias reais, nada disso. O que quero dizer, é que toda a história criada por ele nos passa temor, justamente por percebermos que ela poderia acontecer conosco, pois não conhecemos a fundo a natureza do humano que convivemos. A inveja pode vim de qualquer pessoa, inclusive de uma criança. A pessoa mais hostil pode esconder uma sombra preconceituosa. A bondade pode ter uma faceta maligna.
Fiquei imaginando, durante toda a leitura, se algum leitor se viu ali, na forma de um morador. Ou, se ainda, conseguiu apontar um conhecido que passou ou passa pela mesma situação.
Sei que estou sendo mais reflexiva, que estou escondendo o enredo de vocês. Mas este é um daqueles livros que você precisa ler e tirar suas próprias conclusões. Que a surpresa de cada conto é o que dá a graça ao leitor, por isso não se apeguem em conhecer os personagens a fundo antes. Tenha o livro nas mãos e simplesmente adentre no Vilarejo. Será uma ótima viagem. 

Nota: 3/5
Sobre o autor:
Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.

Outras Obras:

Suicidas O Sorriso do Homem Mau Dias Perfeitos Perfect Days: A Novel
Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
25 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

25 comentários:

  1. Cunhada, quando você comentou comigo sobre a leitura, achei que você tinha amado
    Agora que vi sua avaliação :P hahahaha
    Mas é surpreendente, não é mesmo?

    Adorei a resenha!!!
    Beijos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amei, mas não se tornou meu predileto. Entende?? kkkkkkkk
      Me surpreendi muito sim, não esperava por esse desfecho.
      Beeeijos

      Eliminar
  2. Realmente, esse é o primeiro livro de terror nacional que eu vejo a galera empolgada e falando super bem sobre. Eu, como fã de terror, já estou super almejando ele! hahaha

    Mago e Vidro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palpito que irá gostar. A edição está foda demais, peguei emprestado e já quero um exemplar para embelezar minha estante hahaha
      Beeijos

      Eliminar
  3. Olá
    Estou super curiosa para ler um livro do Rafael, estou com 2 aqui e só não li ainda porque estou meio atribulada por aqui, mas já coloquei esse no meu especial de Halloween, será que aguento até lá XD.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero ler outros livros do autor, espero que não espere até o Halloween, assim poderei conferir suas resenhas haha.
      Beeeijos

      Eliminar
  4. Olá, parabéns pelo blog! Achei mesmo sensacional.

    E o que dizer dessa resenha? Fantástico. Fiquei bem curiosa...
    Vou inserir na minha nada grande lista rsrs

    Forte abraço!


    http://sessaodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Munique!! Muito obrigada ♥ Estou muito feliz que tenha gostado do blog e da resenha.
      Que leitor não tem uma grande lista? hahaha
      Beeijos, estou indo conhecer seu cantinho.

      Eliminar
  5. Eu já estou com esse livro na minha lista há um tempo, mas esse crise aí... hahaha Então, eu gostei muito da sua resenha e me interessei ainda mais pelo livro. Eu sou fascinada por histórias de terror, tanto filme quanto livros e acredito que nos livros a coisa se torna mais intensa. Parabéns pela resenha, ficou muito boa!
    Beijo grande,
    http://cafevodkaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Tenho lido ótimas resenhas dessa obra. Eu mesma fiquei bastante interessada, pois a premissa é ótima. Fico com um pouco de receio por ser do gênero terror, porque eu sou um pouco medrosa. Mas já tem algum tempo que estou querendo tentar essa leitura, e a sua resenha me deixou mais curiosa ainda, para saber de que forma os humanos nos causam medo e repulsa. Acho a capa muito bonita, gostei do contraste do cinza com o vermelho.

    Tatiana

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro esse livro!! Foi o primeiro que li desse autor e já quero ler tudo o que ele escreveu!!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Só pela capa fiquei curiosa, e a sinopse me deixou mais ainda!Na verdade, nem sou fan de terror, mas esse me chamou bastante a atenção. Não conhecia esse autor, e fico feliz que alguém dos nosso pais esteja representando o terror de forma tão bem, conforme foi demonstrado na resenha. Adorei a ideia de não retratar
    seres sobrenaturais e deixar o ser humano como vilão, porque essa é a real mesmo né?! Também gosto muito de livros que começam pelo fim, fazer alusão há outros períodos. Só precisamos ser bem atenciosos na leitura para não nos perdermos.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Oi.

    Como você disse o leitor precisa ler e tirar suas próprias conclusões, pela sua resenha eu fiquei interessada em lê esse livro.Porque achei a sinopse muito boa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Saudações literárias! Li os outros livros do Raphael e curti muito, estou louco para ler esse livro e já está o meu desejados do skoob. Esse autor é muito talentoso.

    ResponderEliminar
  11. Oi, essa é a segunda resenha positiva do livro que leio hoje. Bom, ele esta na minha meta de leitura desse ano, e quero muito lê-lo. O livro demostra ser uma ótima obra e aparenta ser bastante reflexiva em relação as pessoas e as aparências que podem ser facilmente confundida.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Já vi resenhas sobre esse livro em outros blogs a um tempo atrás. A história me interessa. =O
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderEliminar
  13. Oie. Que bom que você gostou. Eu ainda não li o livro, mas já está na lista.
    Desde o ano passado me senti atraída por esse livro, só não tive oportunidade de comprar.
    Preciso como você citou no fim da sua resenha "Adentrar o Vilarejo"

    Ótima resenha.

    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Oi,
    Confesso que não curto livros assim, tenho mt medo. Quando vc diz que sentimos repulsa e medo dos seres humanos me faz ficar super curiosa com o livro.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Já vi algumas resenhas desse livro. Parece ser muito bom. Apesar de não muito o tipo de gênero que leio. Eu arriscaria a leitura. :D
    Adorei o seu blog *---* Seguindo.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Sorteio A 5°Onda

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Eu adoro terror, seja em filmes ou em livros, mas nunca li um brasileiro, já tinha ouvido falar de o Vilarejo, mas nada tão empolgante e bem escrito quanto essa resenha, vou compra-lo na minha próxima aquisição de livros
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá!

    Quero esse livro! Adoro livros que nos fazem refletir sobre nossos atos e consequências. Sem contar que o Raphael está bombando dentro e fora do Brasil, impossível não querer ler!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Olá, tudo bem.

    Eu amei este livro. Achei sensacional e se tornou favorito. Pois achei muito inteligente a crítica a cada ser humano por seus pecados capitais. E a ligação dos contos é muito legal, e o que foi aquele final. haha Fiquei de olho arregalado.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. OlÁ..... Preciso muito ler este livro, comprei no final do ano passado e até agora não li! A verdade é que coloquei ele meio escondidinho então como não vejo sempre acabo esquecendo de ler!!! Adorei sua resenha e espero que quando eu ler eu curta também, porque todos que leram curtiram muito!

    bj
    http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Já vi ótimas críticas desse livro também e fiquei surpresa com sua avaliação 3/5, pois você falou muito bem do livro em sua resenha. Quero muito ler esse livro, faz tempo que não leio terror.


    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderEliminar
  21. "Sentimos medo, repulsa e nos impressionamos, não por criaturas sobrenaturais, mas sim por humanos." Eita, fiquei curiosa.
    Tenho o "Dias Perfeitos" do autor aqui, mas ainda não li. Prevejo maldades no livro e não estou no clima para isso. Mas espero muito gostar, assim lerei O Vilarejo também, apesar de não gostar muito de contos. Fico muito feliz que o autor esteja ganhando reconhecimento fugindo um pouco do eixo "nacional" de fantasia/romance. É bacana ter autores de terror :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderEliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo