Entrevista com a autora Bianca Sousa

2 de março de 2016
Olá leitores!!! Hoje temos uma convidada super especial, a autora e amiga Bianca Sousa. A Bianca foi um dos grandes presentes que o blog ACEDLeitores me deu. A conheci por meio de uma parceria, li seu livro, trocamos figurinhas, e acabamos mantendo um contato além de leitora e blogueira. Uma pessoa incrível, uma autora responsável, talentosa e original.
Na entrevista, falamos um pouquinho sobre seu mais novo trabalho, O Canto do Cisne, sobre seus trabalhos futuros, e claro, ainda conversamos a respeito de uma possível continuação de Eterna - O Som do Amor.

Foto -Bianca Sousa

Bia: O Canto do Cisne é seu mais novo trabalho, e vem recebendo muitas críticas positivas na blogosfera e grupos de leitores. Também pudera, é uma releitura do clássico O Lago dos Cisnes, onde encontramos magia, romance, aventura e comédia. A inspiração é clara para nós, mas, conte-nos: como foi a criação dessa história?
Bianca Sousa: Foi uma delícia de fazer, Bia! O lago dos Cisnes é uma história linda, antiga e bem triste. Nessa releitura coloquei modernidade, humor e (muito) drama também! rs Foi uma mistura que deu certo, na minha opinião. Como meu primeiro livro (Eterna: o som do amor) é romance dramático, a experiência de escrever um romance à lá comédia romântica, foi divertidíssimo, além de desafiador. Adorei muito!


Bia: Como em muitas releituras atuais, você trouxe um conto de fadas ambientado em nossa rotina. A tecnologia se mistura à magia. Acha mais difícil introduzir magia no tempo em que vivemos?
Bianca Sousa: Nem um pouco! (Risos) Adoro fantasia urbana e trazer esse mundo mágico para nossa realidade é uma delícia de escrever e de ler. Gosto da sensação de ler uma história e me sentir nela, como se aquilo fosse totalmente possível. Então trazer essa mágia para nossa realidade é como autenticar aquilo. Acho incrível!

Bia: Eu li ao livro, aliás, amei, e posso afirmar que, apesar de ser uma releitura de um clássico, você deixou a história muito original. O desfecho é muito diferente das outras adaptações que tive a oportunidade em assistir e até mesmo ler. Sei que não podemos falar sobre tal desfecho em si, mas como foi a ideia para o “gran finale”? Foi algo que já havia pensando desde que começou a escrever a história?

Bianca Sousa: Como o subtítulo sugere, O canto do cisne é um conto de fadas moderno, e não poderia deixar de ser diferentão! rs Quando rascunhei a ideia da história na minha cabeça, já sabia que o final tinha de ser diferente e foi claro como água para mim ter aquele final.

Bia: Você é uma autora independente. (Para quem não sabe, não existe uma editora por trás do trabalho da Bianca, com exceção do e-book lançado pela Amazon). Fale um pouco de como é ser autor independente no cenário nacional.
Bianca Sousa: É difícil! rs Dá um trabalho enorme, mas eu gosto de fazer parte de todo o processo. Desde o criativo (escrita) até a publicação e divulgação. A dificuldade maior que enfrento hoje é a distribuição em livrarias.

Bia: Acompanho seu trabalho bem de pertinho, e sei o quanto corre atrás para divulgar seus projetos e conquistar mais leitores. Em sua opinião, é mais difícil se inserir sendo independente?
Bianca Sousa: Sinceramente, acredito que mesmo com uma editora eu enfrentaria os mesmos desafios para promover o meu trabalho como artista. O cenário literário no Brasil ainda é pequeno, em vista do que poderia ser, temos muitos leitores para conquistar nesse país enorme. Então, tendo editora ou não, cada autor faz o que pode para divulgar seu trabalho.

Bia: Qual a maior vantagem e desvantagem em ser autora independente no Brasil?
Bianca Sousa: A maior vantagem é poder editar sua obra como bem entender. Claro que para isso é preciso ter bastante senso crítico para não sair publicando qualquer porcaria. Tomo muito cuidado para passar meu texto por revisão crítica e depois gramatical. Como autora independente preciso ser meu próprio editor também. Isso requer mente analítica na hora de lidar com essa etapa do processo, mas como eu disse lá em cima, adoro tudo o que faço porque faço com amor. A maior desvantagem, na minha opinião, é não ter a distribuição em livrarias - talvez por protecionismo de mercado ou talvez por não confiarem no talento e qualidade dos escritores independentes - seja por qual motivo for, espero que esse cenário mude para nós, escritores independentes - e que esses também façam obras cada vez melhores.

Bia: O carinho com que seu trabalho é feito não passa despercebido por nós, leitores. Desde a elaboração de brindes personalizados às capas das obras, sempre uma beleza para os olhos dos leitores. Infelizmente, algumas pessoas se aproveitam do trabalho alheio. A capa do livro Eterna – O Som do Amor já foi usada por outros autores. Como se sentiu com isso? Existe uma forma de se prevenir?
Bianca Sousa: Confesso que fiquei chateada para caramba! Ainda mais quando recebia mensagens dizendo que minha capa era igual a capa do livro x ou y, sendo que Eterna: o som do amor foi a primeiríssima! (As datas de lançamento não mentem). Infelizmente, quando compramos uma foto em banco de imagens, estamos sujeitos a isso (de outras pessoas também comprarem). O que me indignou mais foi o fato das editoras, autores e designers não terem se dado o trabalho de pesquisarem antes para evitar esse episódio desagradável. Mas é como dizem: o bom é copiado. rs

Bia: Por falar em Eterna, desde a sua publicação, em 2014, o livro vem conquistando cada vez mais leitores. As avaliações subiram no skoob. Um livro cheio de fantasia e cultura, aos poucos se inseriu dentre os leitores. Acompanhei o início de tudo, tive esse prazer, e é incrível ver todo esse reconhecimento. Existe algum futuro para o livro, digo, você pretende dar alguma continuidade nesse trabalho de divulgação para inserir ainda mais leitores; ou ainda, tem planos para uma continuação?
Bianca Sousa: Fico muito feliz pelo reconhecimento por parte dos leitores e blogueiros. Eu escrevo para vocês! Não tem outro motivo senão compartilhar meu mundo imaginário com vocês. Espero que cada vez mais pessoas se juntem a nós, Bia! rs Obrigada pelo carinho e por estar comigo desde o começo. Isso é mesmo muito especial. E sobre o trabalho… uuuuhhmmm… falo ou não falo?! rs Vou falar: Vem por aí a história do Pedro e da Roseta agora!!! Para quem amou esse casal secundário em Eterna: o som do amor, agora vai ter um livro só deles. <3

Bia: Não posso deixar de perguntar sobre seus novos projetos. O que podemos esperar para 2016?
Bianca Sousa: Aiiii… Será que consigo terminar o livro do Pedro para esse ano?! Quem já leu meus livros como você, Bia, sabe que pesquiso a fundo sobre os temas que abordo nas minhas histórias. Por isso, minha produção criativa acaba sendo mais demorada. Mas vamos torcer para eu terminar logo! Mandem energias positivas, gente!!! A história do Pedro está ficando uma coisa linda! Vocês vão ver!

Bia: Gosto de terminar minhas entrevistas pedindo um recado para os leitores. Desta vez farei diferente. Deixe uma dica para os autores que estão começando sua jornada.
Bianca Sousa: Que difícil! Dar uma dica só sobre essa carreira tão sofrida, mas tão querida é uma responsabilidade enorme, mas vamos lá! rs Vou dizer para vocês fazerem o trabalho de vocês com muito amor sempre, mas além disso, deem o melhor de vocês. Pesquisem, estudem, treinem, revisem e  revisem. É importantíssimo para nós, como autores (independentes) entregarmos o nosso melhor para os leitores.
Bia, um beijo no coração e muito obrigada pelo convite. Adorei responder essa entrevista e espero que os leitores do blog tenham adorado também. Um beijo pra vocês também, gente! =D

Gostaram? Quer ficar por dentro das novidades? Acompanhe a autora em suas redes sociais e não deixem de visitar o seu site:SiteFanpageInstagram

Adicionem suas obras no Skoob:

O canto do cisne Eterna














Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
13 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

13 comentários:

  1. Oiii,
    Ai sou doida para ler os livros dessa autora mas ainda não tive a chance :(
    Espero logo poder.
    Quando a parceria? Parabéns. Tudo de melhor para as duas, que muitos frutos sejam gerados desta parceria entre vocês.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá, eu ainda não conhecia a Bianca Sousa e achei essa entrevista uma ótima maneira de conhecê-la. Ela falou tão claramente e foi tão simpática que despertou minha curiosidade com a obra. Achei a capa de O Canto do Cisne muito bonita e fiquei com vontade de ler.

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Adorei conhecer a autora, acho bem interessante a auto-publicação, conheci uma moça que começou assim e acabou conseguindo uma editora para seu livro. Tomara que ela consiga também.
    Bem chato esse negócio da capa.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Eu também estou tentando a carreira de autor independente, gostei bastante de saber com o ponto de vista da Bianca. Não a conhecia, mas adorei a entrevista! Sucesso para ela e adorei as capas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. DUAS BIAS NO MESMO POST NÃO DÁ, BIA! HHAHAHAHA
    Que fofa, não conhecia ela e imagino quão complicado é ser um autor independente. Ainda bem que temos Bias maravilhosas que ajudam as colega na divulgação, né HAHAHAA
    O canto do cisne parece muito bacana, vou adicionar a imensa listinha de "quero ler ainda nessa vida, deus me ajuda" hauehaue
    Beijos, Biasss!

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Não conhecia a autora, que linda! Adorei a entrevista.
    Achei show a capa de Eterna - O Som do amor, me interessei.
    Todo sucesso a Bia.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia a autora, mas adorei essa menina. Estou doida para ler os seus livros. Que capas, hein! Magníficas! É uma menina corajosa e guerreira, fazendo sua própria divulgação, o que aliás, segundo ela mesma, faria ainda que tivesse uma editora. Parabéns pela bela resenha!

    Tatiana

    ResponderEliminar
  8. Já li uma resenha do livro Eterna e carambaaaa que premissa. Fiquei louca para ler, mas ainda não tive oportunidade.
    O canto do cisne tem uma capa PERFEITA, ainda não tinha ouvido falar.
    ótima entrevista, a autora é uma fofa, owntt ela escreve para nós heheheheheehe que linda ♥

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2016/03/para-refletir-construcao-do-amor.html

    ResponderEliminar
  9. Olá, tudo bem?

    Que capas lindas, parabéns a autora e desejo muito sucesso e que em breve consiga uma ótima editora. Quanto ao blog quero parabenizar também pela entrevista, pois nos proporcionou o privilegio de conhecer uma nova escritora. Simplesmente adorei o bate papo. E já coloquei os livros na lista.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oie!
    Eu ainda não conhecia as publicações da autora, e fiquei bem curiosa para conferir. E ela é super simpática! Parabéns pelo trabalho e desejo muito sucesso! EU gosto de conhecer um pouco mais dos autores através das entrevistas \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderEliminar
  11. Oi, ainda não li nada da autora mas tenho vontade, espero que possa em breve. Adorei a entrevista, ela parece ser bem simpática.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Oi. Nossa! Eu adorei as capas dos livros, são lindas, amei cada uma. Ainda não conhecia a autora. Fiquei interessada nos livros só pelas capas. É muito bom saber que a cada dia novos autores estão surgindo, desejo muitos sucessos a autora.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Oi

    adorei a entrevista!!! adoro conhecer os autores mais a fundo assim...

    e gente...que capas são essas pelo amor de deus??? que lindas!!!!

    amei...e já quero ler os livros!!!

    bjs

    ResponderEliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo