Não é nada fofo!

18 de abril de 2016
Oi gente, como estão?
Eu estou toda enrolada, com leituras atrasadíssimas!!! Quem nunca? 
E vamos falar de listas. Não sei se já contei isso pra vocês, mas quando estou de TPM amo ler livros de romances, daqueles dramáticos sabem? Com mocinhas estilo Maria do Bairro? 
Lendo um livro aqui e outro ali, vi que existem situações que muitos leitores consideram fofas (inclusive minha versão TPM); porém, se analisarmos, não são. 
Assim sendo, fiz um apanhado, e trago a lista NÃO É NADA FOFO! Hoje com a participação especial da fofa Katniss Everdeen.


Miga precisava de tudo isso? Eu aqui de jeans...


Possessivos e Ciumentos
 Ele tem por ela um sentimento de posse. Se existe um quote que caberia em mais de duzentos livros românticos, é esse:
"Você é M.I.N.H.A."


 Oi?
 Geralmente, a mocinha ama o cara, mas ele não percebe que a ama até que ela resolve seguir em frente e procurar outro. Então, ele fica louco, possuído mesmo; vai até a mocinha e solta um VOCÊ É MINHA. Fofo? Não não.
 A personalidade do cara é algo que, se trouxermos para a vida real, exige acompanhamento psicológico. Os mocinhos ciumentos possessivos, realmente tem essa impressão que a mulher é dele. Não aceitam que ela trabalhe, tenha amigos do sexo masculino, ou saiam para uma noite de "mulheres" com as amigas.
 Os mais moderninhos, chegam à rastrear celulares. Eles sabem exatamente onde suas amadas estão, e muitas vezes, até mesmo com quem estão.

"Eu preciso te proteger."

 Está ai outro quote que caberia em dois mil livros. Os ciumentos possessivos justificam todas essas loucuras como proteção. Alguns colocam logo um segurança (que não pode em hipótese alguma ser amigo da personagem), para acompanhá-la vinte e quatro horas por dia.
Imaginem um boy possessivo e ciumento na vida real? Nada fofo.

Ele briga por ela

 Uma festa. A mocinha está linda, toda produzida no luxo. Ao passar perto do ex, ouve um comentário infeliz. E então, o macho alfa vem correndo e quebra a cara desse indivíduo das trevas.
Oun não é lindo? 
 Vamos colocar isso na vida real: quando o macho alfa briga com o tal ex, todas as outras pessoas da festa vão apontar. O foco vai ser o casal e o ex. Claro que alguém vai chamar os seguranças. Na maioria dos casos, o mocinho não consegue parar de esmurrar a vítima. Na ficção, apenas ao ouvir a voz da amada ele para. Na vida real, com certeza ele iria parar ao ouvir as sirenes da polícia.
O fofo estaria mais para barraco.
 Gente, se essa lista fosse de mocinhos inconstantes e barraqueiros, iríamos ter umas dez partes. No livro Belo Desastre, o meu favorito da categoria romances; o galã Travis Maddox, por quem sou apaixonada, é um grande exemplo. Na obra, é lindo ele quase desfigurar um cara; na vida real... bem, eu fugiria para as colinas, e nunca mais voltaria. E ainda ficaria morrendo de medo de ser encontrada. 

Submissão
"Gosto de bater em você com o cinto. É excitante... Usarei a palmatória, o chicote de nove tiras, o de equitação e qualquer outra coisa que eu quiser. Vou bater na sua bunda, nas suas costas, nos seus seios, e até..." Trecho do livro Falsa Submissão, Laura Reese


 

 Santo pai. Se um homem fala isso pra mim, fico sem saber se corro, chamo minha mãe, rezo, ou pego as armas. 
 Quando o assunto é Dominação e Submissão, sei que é algo muito particular; existem pessoas que gostam, e não tenho preconceito. Mas pra mim, não rola! 
 O que me incomoda na maioria dos livros, é o fato do homem sempre ser o dom. Ele nem sabe da vida da mocinha, e de repente está disposto a ensiná-la; ser seu professor. Meu sonho é pegar um livro e ver a mocinha rebater: quem te ensinará sou yo meu rei! 
 Aliás, na obra Redenção e Submissão de Nana Pauvolih, temos um grande exemplo de mocinha que foge desse estereótipo.
 Na verdade, quando a submissão é em quatro paredes, não me incomodo tanto. Pulo as cenas de sexo e pronto. O problema, é quando ela está presente "em outros cômodos". Percebo que, principalmente nos livros dos anos 80 e 70, as protagonistas geralmente deixam suas vidas pessoais para se dedicar totalmente ao marido e à casa. Então, quando acontece algo que faz com que o casamento termine; essas mocinhas (orgulhosas) saem com uma mão na frente e outra atrás. E como sofrem. Arrumam empregos onde ganham pouco; demonstram não ter noção de absolutamente nada; vão morar de favor em cortiços. Que vida! Tanta sofrência até que seu salvador, o mocinho, resolve aceitá-la de volta. 
 Sério que alguém consegue achar isso fofo? 
Casamento de conveniência/chantagem
 São tantas situações que levam ao casamento de conveniência. Vou ressaltar as duas principais:
  • Situação 1: No passado, a mocinha não se casou com o mocinho; pois sua família não o aceitava por ser pobre. Os anos se passaram, o mocinho se formou e conseguiu, com garra, fazer um grande império. A família da mocinha acabou se envolvendo em dívidas, e, para se salvarem; dependem de quem?? Do mocinho!! Ele dará tudo que a família precisar, se, em troca, tiver a mão da mocinha em casamento. 
  • Situação 2: Eles se amaram. Mas algo fez com se separassem. Acontece que nossa protagonista engravidou, e guardou esse segredo por anos. E hoje, ninguém menos que "ele" está de volta à cidade para lutar por seu filho. Uii, que bafo! Geralmente os homens literários ficam loucos com gravidez secreta. Mil e uma ameaças, até que a melhor saída, na cabeça deles, é o casamento por conveniência. Somente se casando ela poderá ficar perto do seu filho.

 Casar por obrigação não é fofo meu povo! Pode até existir amor, mas tudo que é forçado não é saudável. Para início de conversa, nenhuma situação que leva a um casamento de conveniência é saudável. Seja vingança, interesse, enfim, não consigo entender como alguém almeja essa situação para si; e ainda a considera fofa.
Paixão Bandida - Síndrome de Estocolmo
 A mocinha é raptada e maltratada. Geralmente, o raptor (bonitão), a sequestra para se vingar de seu marido ou familiares. E, em meio a tanta violência, eis que surge uma paixão.
Não estou me referindo aos sequestradores bonzinhos. Neste caso, onde não existe vestígio de fofura, me refiro aos violentos, que agridem mesmo a garota. A Carícia do Vento, tem um personagem aclamado pela mulherada, mas que eu, em particular, odiei. Tem uma parte do livro que ele agride fisicamente a protagonista. E me pergunto: como achar fofo? 
 Agradeço a participação da personagem mais fofa da atualidade (tenho certeza que ela amou falar sobre as fofuras dos livros românticos).


 E você? Parou para pensar e viu que existem outras situações nada fofas em livros de romances? Comente aqui, preciso saber.

Beeijos



P.S:
Em um mundo cheio de mimimi, é importante ressaltar que a intenção do post não foi de causar constrangimento, tão pouco teve finalidade de demonstrar preconceito ao gênero. A citação e gifs da personagem Katnis, de Jogos Vorazes, foi um meio de trazer leveza e descontração ao post; uma vez que a mesma está longe de ser uma protagonista romântica e fofa.


















Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
8 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

8 comentários:

  1. Bia, você não é a única, também estou com muitas leituras atrasadas.
    Essa Katniss sambando nas nossas caras com esse vestido e nós aqui de Jeans e Moletom ahauheuahuehauhea
    Agora vamos lá, você não tem noção do quanto eu esperei por um post como esse. Eu vou compartilhar em tudo que é lugar, vou imprimir e distribuir pela minha cidade. Eu não sei o que se passa na cabeça das pessoas, mas elas não param de romantizar relacionamento abusivo, pode ser que seja sim um ato inconsciente, afinal crescemos com a ideia de que alguém tem que “mandar na relação”. E isso não é uma coisa que parte exclusivamente dos homens. Mas me impressiona o quanto as pessoas não enxergam o ponto problemático nisso, acham fofo. “Você é minha” Porra, NÃO.
    Em pensar que tem gente que realmente acha que somos chatas por problematizar isso, mas olha quantos casos acompanhamos nos noticiários sobre mulheres sendo mortas por ciúmes do babaca, ou porque não aceitam o término. Isso é sério! E se a literatura faz parecer que tá tudo bem um relacionamento abusivo, de posse, controle... OPA, pera lá, hora de questionar, parar de aceitar tudo como algo natural.
    E que trecho é esse, misericórdia. Migo, pega esse cinto e se enforca, tchau. Mas, falando sério, essa questão é realmente algo particular, mas mesmo assim não me desce. Eu vejo muito problema nisso, mas é aquela frase que eu sempre falo pras pessoas e que, nesse caso, serve pra mim: “Se não gosta, não aceita, enfim... apenas não faça”.
    Mas agora essa “Paixão bandida” MEU DEOS, ME LEVA. Meu, isso é o absurdo dos absurdos. Muito interessante você ter citado o “raptor (bonitão)”. Tem MUITOS comentários do tipo “Se fosse um cara bonito, sarado e rico, você não tinha reclamado” quando alguma mulher denuncia um assédio... e eu fico indignada com isso, e me pergunto quem ou o quê faz parecer que isso é verdade, que quando se trata de um saradão rico, tudo bem nos assediar.
    Enfim, é uma discussão sem fim, e vai ter gente nos chamando de chata.
    E X C E L E N T E post, Bia, de verdade verdadeira. Eu adorei <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi GabiLinda!! Ahh quando tive a ideia de montar este post pensei justamente no mimimi que ele poderia causar. É realmente algo insano, pq se torna fofo quando você lê, e ai na vida real, não é. Foi o que você colocou: uma romantização, que no final das contas, não é saudável.
      Beeijos!!!

      Eliminar
  2. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    Amei sua postagem!!!!!! Uma das mais criativas que já vi e fala sobre um tema muito importante. Por coincidência uma vez já falei sobre isso, já me peguei amando um personagem e dizendo que só no livro, porque na vida real é caso de fugir mesmo, risos... Tem como entender isso??? kkkkkk
    Faça mais listas, traga outros assuntos, adorei!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cila!! Muito obrigada, fico feliz mesmo por ter gostado e ainda pedir mais rsrsrs.
      Já aconteceu muito isso comigo, de querer um personagem apenas no livro mesmo. Acho que sim, no livro tem todo um conto de fadas, uma magia em torno das atitudes negativas do mocinho. Na vida real, não tem essa magia toda rsrsrs.
      Beeijos ♥

      Eliminar
  3. Nha... Katniss toda trabalhada no fogo e eu aqui, de pijama! #AchoPaia
    Eu roleeeeiiiii de rir com o post! Kkkkkkkkk
    Fiquei imaginando trocentos personagens fofos assim! Rsrsrr...
    E os primeiros que me vieram a mente foram Grey e o meu Cachorro Louco! Talvez eu seja doente.. mas eu não fugiria para as colinas! Eu não iria sossegar até domar o Cachorro Louco Maddox. Afinal, pra ser uma Maddox tem que ser tão foda quanto ele... e eu sou dessas! #FabiModesta
    Adoreeeeiiii o post! Me diverti muito e adorei a sua ideia!
    Aguardando os próximos! Rs...


    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Fabi, talvez minha "falta de coração" poderia domar o cachorro louco; mas acredito que, após uma semana comigo; ele iria marcar uma luta livre ilegal. Melhor deixar pra você domar mesmo.
      Beeeijos

      Eliminar
  4. Oi Bia!!
    Post muito bom como sempre!!Você é ótima! Parabéns!!Super criativo e divertido!!
    Eu super concordo com você! Existem muitas situações fofas e possessivas também! E é incrível como as autoras conseguem fazer o possessivo virar fofo, do tipo, "ai eu também quero", "Ele a ama tanto", "quero ser amada assim", kkkkkkkkkkk Muito bom!!!!

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mih, mto obrigada amore. kkkk bem assim Mi, eu não aguentaria um homem assim.
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo