Lua Cheia: Sexta-Feira 13

13 de maio de 2016

 Hoje é dia 12 de maio. Que bom, quinta-feira, amanhã é sexta, dia de comemorar. Não, pera. Amanhã é sexta-feira 13. O dia mais amaldiçoado que pode existir. Nada de sair de casa, se tiver algum gato preto amigo, hora de despachar para a casa da sogra (azar o dela); e peloamordeDeus, não passa debaixo da escada. 
 Falando sério agora, vocês acreditam mesmo que sexta 13 é rodeada de azar? De onde será que surgiu essa lenda? 
 O Lua Cheia traz alguns fatos e curiosidades sobre esse dia, que tanto sofre preconceito. Vem comigo?

A sexta-feira 13
 A sexta do dia 13, independente do mês, é considerada de azar. Várias lendas explicam o motivo dessa consideração, mas todas elas apontam o número 13 como o principal responsável da maldição.  Tal número já é tido como símbolo da má sorte. Na numerologia, é o símbolo do infortúnio. Vejam bem, o número é excluído comumente da sociedade, principalmente a cristã. Em muito prédios, o décimo terceiro andar não existe. Há ruas em que a numeração pula do 12 para o 14. E até mesmo a fórmula 1 evita ter carros com o número.
 A sexta-feira foi o dia em que ocorreu a crucificação de Jesus Cristo. Somando-se o dia da semana com o número do azar, tem-se assim o mais azarado dos dias. 



As lendas

 São várias as lendas que justificam em partes o mito da sexta-feira treze, e/ou a maldição do número e do dia.
 Talvez as mais antigas sejam duas da mitologia nórdica.
 A primeira conta que o deus Odin ofereceu um banquete e convidou doze deuses. Loki, espírito maligno e da discórdia, não teria sido convidado. Invadido pela ira, foi ao banquete mesmo assim; ocasionando uma grande luta.
 A outra, diz respeito a deusa do amor e da beleza Friga. Conta-se que quando as tribos nórdicas foram convertidas ao cristianismo, houve boatos de que ela seria uma bruxa. Assim sendo, de deusa começou a ser vista como uma verdadeira bruxa por todos. Por vingança, passou a se reunir todas as sextas com outras onze bruxas e o próprio demônio, para rogar pragas aos humanos.
 Foi o nome da deusa, inclusive, que originou a denominação para o dia da semana: Friadagr e friday. Os historiadores culpam os próprios cristãos pelos boatos de azar no dia. De acordo com eles, como o nome do dia da semana homenageava uma deusa pagã (considerada pelos cristãos como deusa do sexo e do amor), sendo ainda uma forte figura feminina; ameaçava o cristianismo, que era dominado por homens na época. Daí a caracterização da deusa como uma bruxa.
 Diz-se ainda que Jesus Cristo fora crucificado em uma sexta-feira treze, embora há relatos que provem que o dia real da crucificação tenha sido em primeiro de abril.
Os símbolos do azar
Gato Preto



 A relação do bichano de cor negra passou a ser considerada trevosa no século XI. Diziam que os gatos pretos eram comumente encontrados em locais povoados por Bruxas. E desde então, eles passaram a ser considerados malignos. Devido a seus hábitos noturnos, foram culpados de ter relação com o mal que habitava a escuridão. Assim sendo, passou a ser simbolo de feitiço, bruxarias, azar, e maldições.
 No século XV, foram inclusos na lista de seres perseguidos na Inquisição, pelo Papa Inocêncio XVIII. Foram queimados em fogueiras juntamente com pessoas acusadas de bruxarias. 
Como é comum associar o animal como bicho de estimação de bruxas; ele se tornou um dos símbolos do dia maldito. 

Espelho quebrado 

 Na verdade, não importa se é na sexta 13. Quebrou um espelho, fato, você terá sete anos de azar. Compreendeu o motivo de sempre estar na friendzone? Pode parar de jogar na mega amigo, são sete anos. Mas fiquem calmos que até o final deste item eu conto uma forma de reverter a maldição. 
Agora, se tu quebrar um espelho no dia mais azarento do universo, perdeu. Não existe forma de quebrar a maldição.
 Vamos entender?
 A maldição do espelho quebrado nasceu na Grécia Antiga. Acredita-se que a lenda de Narciso, aquele moço que se apaixonou pela própria imagem, seja a percursora. 
 Não vou falar sobre todas as lendas até concluir o misticismo do espelho, porque vocês não vão ler mesmo. Concluindo: o espelho reflete a alma; e caso a pessoa o quebre ou trinque durante esse processo, a sua alma não conseguirá protegê-la do azar. Assim sendo, a pessoa ficará mais suscetível a morte e a eventos ruins. 
 De acordo com os romanos, esse ciclo encerra-se após exatos sete anos. Então, a alma voltará a exercer seu papel protetor. 
 Para acabar com a maldição, o objeto poderá ser enterrado ou moído até que não se consiga refletir nenhuma imagem. Na sexta 13, devido as energias malignas presentes com mais intensidade, é impossível quebrar o feitiço. 
 Eu acredito em outra tese. Em Veneza, na Itália, os espelhos eram artefatos caríssimos. Para fazer com que os serviçais tivessem cuidado ao limpá-los, o senhorio começou a inventar algumas lendas de maldições. 

Guarda-Chuva

 Abrir o artefato dentro de casa pode atrair azar, desgraça e até mesmo a morte para os moradores. 
O cientista Charles Panati, escreveu na obra de sua autoria "Extraordinary Origins of Everyday Things", que quando os guarda-chuvas de metal se tornaram comuns na Londres do século XVIII, seu mecanismo rígido era muito perigoso para ser aberto dentro de casa, pois poderia ferir gravemente um adulto ou uma criança; quebrar objetos, e etc; levando assim ao surgimento do mito.

Escadas

 Passar por debaixo de uma escada atrai maus presságios. 
 Alguns dizem que o mito surgiu no cristianismo. Panati relata que, como uma escada estava descansada contra o crucifixo, tornou-se símbolo da maldade, morte e traição.
 Outro fato que justifica a lenda, é o perigo real que envolve passar debaixo do objeto em uma obra, por exemplo. 

 Como uma amante do gênero terror, eu adoro todo o misticismo e as lendas que surgiram, e ainda surgem, em relação a este dia.


Acredita na maldição da sexta 13? Segue algum ritual para prevenir a maré de azar que a data traz? Gostou do post? Quero saber! Comentem!!.









Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
7 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

7 comentários:

  1. Olá Bia!
    Eu não acredito. Faço aniversário dia 13 e adoro a data. Quando calha de cair na sexta-feira é o maior barato rs eu adoro!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Thalita!! hahahaha deve ser bem legal mesmo fazer níver na sexta 13.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Meuuu, eu estava pesquisando sobre isso ontem, Bia. Fiquei bem surpresa quando li sobre a relação com a mitologia nórdica, que eu amo de paixão <3
    Tem muitas "origens", mas eu vou ficar com essa HHAHAHAHAH
    Essa do guarda-chuva, mds, era pra eu estar mortinha, mortinha HAHHAUHEHAUHEUA
    Muito legal o post!!
    Beijos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Gabi!! Fico muuito feliz que tenha gostado. Conheço e li a respeito de muitas outras origens, e tem tanto assunto menina kkkk. Mas o post ficaria extenso demais.
      Beeijos

      Eliminar
  3. Meuuu, eu estava pesquisando sobre isso ontem, Bia. Fiquei bem surpresa quando li sobre a relação com a mitologia nórdica, que eu amo de paixão <3
    Tem muitas "origens", mas eu vou ficar com essa HHAHAHAHAH
    Essa do guarda-chuva, mds, era pra eu estar mortinha, mortinha HAHHAUHEHAUHEUA
    Muito legal o post!!
    Beijos <3

    ResponderEliminar
  4. Adorei saber mais sobre essa data cabalística, rs!
    Eu não tenho qualquer tipo de superstição. Adoro o número 13 e morro de rir dessas pessoas que ficam cheias de frescuras por conta da data!
    Já tinha ouvido falar sobre a associação da quebra do espelho ao Narciso... bacana demais isso, rs! E pra mim, abrir o guarda-chuva dentro de casa é um chamado para a chuva, nada de morte e afins! Credooo! shiUAHsiuHAs

    Adorei o post, Bia! Arrasou!
    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fabi! Quando pequena, eu acreditava fielmente na do espelho kkkkk, morria de medo de quebrar. Já quebrei tantos que tenho azar infinito.
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo