Compro livros para ler ou para ostentar?

7 de junho de 2016
Por que você compra livros?

Outro dia, procurando um terror para ler, peguei na minha estante a obra O Massacre da Serra Elétrica, publicada pela editora DarkSide. Mas o livro não é uma historia de terror. É um documentário sobre o filme. A edição é maravilhosa, porém as letras são minúsculas e eu nem sou fã assim do filme a ponto de ter a curiosidade para saber sobre seus bastidores.
Já disse pra todo mundo que gosto de documentários, mas sobre filmes, bem, descobri nas primeiras páginas que não gosto.
Poderia vender, trocar, oferecer para sorteio. Mas se trata de uma edição de luxo. 
Desde o lançamento de Sexta-Feira 13, também da Dark, venho esperando uma promoção desse livro para adquirir. Jason é o meu personagem preferido dos filmes do gênero, queria ter a edição luxo na minha estante. Comprei, e adivinhem? Apenas folheei ao livro, achei as letras pequenas, e por ser um documentário sobre o filme, vai esperar muito tempo para ser lido.
E ainda olhando para esses dois exemplares, fiquei com muita vergonha ao constar que eles me inserem  num grupo de leitores que compram livros para ostentar e não para ler.
Fiquei arrasada. Sempre afirmo que, apesar de comprar uma quantidade de livros bem maior que aquela que leio, irei ler todos os livros que estão na minha estante.
E ao me dar conta que talvez eu possa nunca ler esses dois exemplares, me senti fútil.
"Quanto drama..." 
Talvez possa sim ser drama da minha parte, porém, leitor que é leitor não compra livros para ostentar. O único motivo para adquirir um novo exemplar deve ser o gosto pela leitura e não pela edição. E no Crônicas de hoje, darei dicas de como superar esse mal.


Escolha o seu gênero predileto
Quando começamos no mundo da leitura, não sabemos ao certo qual o gênero que mais nos interessa. Comigo demorou muito tempo até que eu percebesse que o gênero que me despertava maior prazer durante a leitura era o terror. A leitura precisa ser prazerosa. Faça uma lista dos livros que mais gostou de ler e que leria de novo. A partir dessa lista, você descobrirá o seu gênero predileto.
Porém, em meu caso, mesmo amando terror, eu preciso de outros gêneros para ficar equilibrada. Minha lista de livros que mais gostei de ler é uma mistura. Assim sendo, o melhor caminho para quem se identificou, é fazer uma lista com os gêneros que não gosta.
Descobri que não gosto de livros que trazem documentários de bastidores de filmes. Por mais que a edição seja maravilhosa, não posso comprar pois meu intuito é ler e não ostentar (repita isso sempre que necessário).

Antes de comprar, espere para ler a resenha
Existem centenas de blogs literários cujo objetivo é justamente apresentar ao leitor a história do livro. Mesmo que encontre opiniões diferentes para uma mesma obra, você irá saber exatamente do que se trata, e se é o seu estilo de leitura ou não. Eu já fazia isso antes mesmo de me tornar blogueira, porém tinha perdido esse hábito. Já cheguei a dizer que compraria todos os livros da Dark, e hoje não compro antes de ler pelo menos três resenhas da obra. 

Blogueiros conscientes
Em um universo onde temos muitas oportunidades de parceria, a ganância por livros pode falar mais alto. Sempre eleve seu trabalho, e não sua estante. Um depende do outro, eu sei, mas firmar parceria com editoras e autores que não trazem seu estilo pelo simples fato de ganhar livros; vai te deixar enjoado. 
As vezes somos levados a sair de nossa zona de conforto e até mesmo a ler gêneros que não nos agradam. E isso pode ter seu lado positivo. Mas hoje, sou mais seletiva quanto as parcerias. Prefiro comprar livros que gosto à ganhar livros que ficarão de enfeite.



Em um mundo comercial, é realmente difícil fugir do desejo de comprar. Mas não vamos transformar a leitura em algo fútil. Leia por prazer, compre porque realmente deseja ler. 
Acharam as dicas úteis? Quais os livros que estão em sua estante que jamais serão lidos? Tem alguma dica de como superar esse mal? Conte-me nos comentários.

Beijinhos





Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
6 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

6 comentários:

  1. Oiii Bia

    Tres dicas ótimas! Às vezes somos levados pela tentação de firmar 10000 parcerias e nem nos damos conta de que talvez alguns livros não façam nosso gênero. Terminamos lendo por obrigação por causa da parceria um livro que normalmente jamais teriamos escolhido e tudo isso apenas pra ter o livro. A tentação de uma estante lotada persegue à todos, quem nunca? Mas é preciso ter consciencia e não impor pra si mesma mais do que sabe que consegue aguentar. Tipo, se eu leio 6 livros por mês, pra que eu vou requerer 15 em um mês? Só pra ter um IMM ou Bookhaul recheado?
    Hoje aprendi a resistir à todas essas tentações mas ainda assim preciso me controlar à tentação do preço baixo sabe? Aquele livro que tá tão barato na promoção e que na verdade não tem absolutamente nada a ver comigo...rsrs

    Beijos


    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Alice! Você fez uma ótima análise. Eu já fiz muito isso, já tive dezenas de livros na prateleira (solicitados de parceria) e simplesmente enlouqueci pelo fato de, óbvio, não conseguir ler a todos.
      Você levantou o ponto que também atenta muito para a compra por ostentação: o preço baixo. rsrs
      É preciso resistir sempre.
      Beeijos

      Eliminar
  2. Olá Bia!
    No caso da Darkside todos saem em edição de luxo, ai eu vou mesmo só naqueles que a sinopse me chama muita atenção. Aconteceu isso com Golem e o Gênio. Li e me apaixonei. De resto, só pago um pouco mais caro se for de um autor que eu goste muito ou de algum livro que eu já tenha e adore. O Hobbit e O Pequeno Principe, tenho mais de um livro de cada por conta disso, mas ambos estão entre minhas leituras favoritas.
    De um modo geral venho tentando comprar e me apeguar menos. Se não gostei tanto assim do livro já coloco na troca do Skoob assim que termino de ler. E com isso consigo boas trocas :)
    Acho que o mais importante é não se deixar levar, mesmo que o livro esteja naquelas promoções de 9,90. Já comprei muita coisa boa, mas também já comprei muita coisa que não queria tanto assim ler só por que custava barato.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS NAMORADOS <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Thalita, bem no caso de Sexta 13 e O Massacre, existem duas edições: uma simples e outra com capa dura, toda luxo. Outros livros da editora também contam com duas edições, que variam muito no preço.
      Agora estou mais pé no chão quanto à Dark. Compro mesmo só após ler resenhas da obra, tento não me deixar levar pela edição.
      Realmente, as promoções são outros empecilhos para nós viciados rsrs. Como sempre estou dura, acho que nunca aconteceu comigo de comprar pelo preço. Mas fico tentada rsrs. Outra dica válida: tente não juntar dinheiro.
      Beeijos

      Eliminar
  3. Oi, Bia! Acho que todo leitor passa um pouco por isso. Algumas edições, como as da Darkside, fazem a gente ter vontade de comprar o livro mesmo sem nem saber direito do que se trata. São lindos e ficam lindos na estante. Mas livros são pra ler, né?! Sobre as parcerias, geralmente quando começamos o blog essa tendência de aceitar toda e qualquer parceria é grande mesmo... Com o tempo a gente vê que não funciona. É muito ruim ler algo que você não gosta e acho que acaba também prejudicando na hora de avaliar o livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Carla! A medida que o tempo passa, ficamos calejadas né? rs
      O importante é não nos esquecermos que livros são para ler.
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo