Colditz

17 de agosto de 2016
 Oi gente! Tudo bem com vocês? 
 Eu estou muito bem, cheia de novidades. Blog de cara nova (eu adorei e vocês?) pede novas postagens. Estava pensando com meus botões outro dia: já perceberam que muitas obras literárias trazem grandes histórias reais? Baseando-me nisso e tendo como inspiração um post do autor M R Terci no facebook, resolvi trazer aqui para o blog postagens que mostram a realidade por trás das ficções literárias.
 E para começar, trago para vocês o que não é ficção na minissérie Os Santos de Colditz, de M R Terci. Que tal descobrir o que é esse tal de Colditz? 

 Colditz é uma cidade localizada na Alemanha. A cidade tem cinco mil habitantes, fica as margens do rio Mulde; vira e mexe ganha as manchetes devido as enchentes do rio. Na Alemanha, por incrível que possa parecer, a cidade não é muito conhecida. Mas, para os países de língua inglesa, é sim muito afamada. O motivo? A presença de um Castelo que recebe o nome da cidade, servido como oflag na Segunda Guerra Mundial.




 O Castelo de Colditz ganhou fama quando foi usado pelo regime nazista como campo de prisioneiros de guerra. As Forças Armadas da Alemanha precisavam de um local seguro para abrigar prisioneiros especiais. Eram eles aqueles que já haviam fugido de outros campos de prisão, que aparentavam ter risco de fuga ou ainda que representava algum tipo de perigo para os nazistas. Assim sendo, os alemães procuravam por um local onde a fuga seria praticamente nula.
 O Castelo situava-se em local isolado, com altos rochedos ao redor. Desta forma, foi tido como o lugar ideal para servir de prisão. 
 Os prisioneiros eram mantidos num edifício com 27 metros de altura; do lado de fora, nos pátios que rodeavam as acomodações, sentinelas armados até os dentes realizavam a vigília. E ainda havia cercas de arame farpado rodeando o local. Oficialmente, O Castelo de Colditz ficou conhecido como Oflag IV-C

 O castelo se tornou importantíssimo para o esforço da guerra, abrigou, entre 1941 e 1945, cerca de 1500 oficiais, entre eles membros da realeza britânica. 
 Relatos apontam que os oficiais capturados não eram mal tratados. Pelo contrário; não precisavam trabalhar, tinham grupo de teatro, aprendiam idiomas e até praticavam esportes. 
 O local considerado como prisão de alta segurança registrou no total, segundo publicação do site DW, 300 tentativas de fuga; destas, 31 foram bem sucedidas. Os planos de fuga eram criativos: fantasias, uso de bonecos, escaladas, cordas com lençóis, túneis e até construção de um planador. A intenção era chegar na Suíça, considerada território neutro. Mas o caminho até lá era muito longo, e o castigo para quem fosse capturado tentando fugir, eram quatro semanas de isolamento.
 No dia 16 de abril de 1945, todos os prisioneiros foram libertados pelos norte-americanos. 
 Os ingleses presos em Colditz foram considerados verdadeiros heróis para seu povo. Hoje 40% do palácio pode ser visitado. Estima-se que o castelo recebe cerca de 15 a 20 mil visitantes do Reino Unido por ano. 
 Um lugar tão cheio de histórias serve de inspiração para os cinemas, games e literatura. E como destaque, cito a minissérie Os Santos de Colditz.
 A primeira temporada, publicada na Amazon, teve justamente como cenário o castelo. Em entrevista cedida ao blog, o autor relatou que a obra surgiu a partir de seu desejo em falar sobre guerra. O que difere a obra de Terci de outras que levaram Colditz como inspiração, é o fato que ele não se baseou nos relatos dos prisioneiros de guerra reais. Ele introduziu seus próprios oficiais, colocando como protagonistas dois brasileiros. Com isso, Terci nos presenteia com heróis, mesmo que fictícios, e ainda nos revela uma trama cheia de mistérios e horror.

Créditos: DW | Sala de Guerra | Wikipedia


 Gostaram do post? Eu sou muito curiosa e adoro me aprofundar nas histórias que os livros trazem.  Queria falar muito mais, acreditem, há muitas histórias por trás de Colditz, mas irei esperar pela reação de vocês. Contem-me nos comentários o que esperam da coluna, o que gostariam que eu trouxesse. 
 Não deixem de conhecer mais sobre a primeira temporada de Os Santos de Colditz: Entrevista | Resenha.
 A minissérie já está em sua segunda temporada, e você poderá espionar todos os episódios já publicados clicando AQUI.
 Por hoje é só, beijos e até mais.









Post por: Bia Gonçalves
Sua maior paixão são os livros que lhe fazem viajar. Odeia mesmices, por isso adora se aventurar nas páginas de uma boa fantasia e se prender a um terror daqueles de parar o coração.
8 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

8 comentários:

  1. Gente, adorei saber sobre Colditz, admito que não fazia de ideia de tudo isso! Adorei mesmo, ótimo post!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amore!! Fico feliz que tenha gostado, como aprovou teremos mais posts desse formato.
      Beeijos ♥

      Eliminar
  2. Oi, Bia!
    Menina, amei o layout novo! Ficou lindo!
    Não sabia dessa cidade, mas gostei muito conhecer um pouco mais.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  3. Oiii Bia! O novo layout fico mara, amei mesmo! Eu gosto de livros que foram baseados em histórias de verdade, principalmente quando envolve guerra, disputas por reinos. E quero mais dicas assim! Eu te marquei em uma Tag lá no blog:
    http://www.apenasgiz.com.br/2016/08/beda-6-tag-esse-ou-esse-parte-2.html

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz | Sorteio No Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Hellen!! Obrigada amore ♥ Fico muito feliz que tenha gostado.
      Vou lá conferir a tag.
      Beijos ♥

      Eliminar
  4. Oii.
    Uau... Amei esse post!
    Eu adoro essas coisas... Ao ler fiquei imaginando a cena e isso me deixou com gostinho de quero mais.
    O blog é lindo, parabéns!
    Beijos.
    Keth - Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh como fico feliz em ler esse comentário. Dá combustível para eu trazer mais posts como esse. Muito obrigada ♥
      Beeijos

      Eliminar

 
© Lua literária - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo