Você não precisa ter mais de 30 anos para me dizer quem é o maior super-herói de todos os tempos. Ele é mexicano, seu uniforme é vermelho, tem antenas, é mais sedutor que o Thor; mais forte que o Superman; mais rico... ops não, o mais rico é o Homem de Ferro; mais ágil que o Batman. Já sabem de quem estou falando? Do CHAPOLIN COLORADO!
O super herói é popular, caiu na boca do povo virou Cultura POP.
Sigam-me os bons e confiram um post recheado do herói.
O Chapolin Colorado foi uma série de televisão mexicana exibida originalmente entre 1970 e 1979. No Brasil, chegou anos mais tarde, em 1984, sendo exibida pelo SBT.
A série foi criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños (o Chaves ♥) e era uma grande paródia dos heróis norte-americanos, além de fazer críticas sociais em relação à América Latina.
Chapolin foi criado com poucos recursos. Seu uniforme por exemplo, foi escolhido não por um motivo específico, mas por simples eliminação. Bolaños recebera quatro opções de cores de tecido: branco, preto, azul e vermelho. O preto poderia dar a imagem de luto, o branco não ficaria legal na TV e o azul inviabilizada o efeito visual que ele desejava. Assim o vermelho saiu a melhor opção.
O nome vem de chapulín, significa grilo, gafanhoto. No México há um gafanhoto vermelho, usado na alimentação, conhecido por chapulín.
A estréia da série foi justamente no ano em que o México sediava a Copa do Mundo. Assim, todos os holofotes estavam na América Latina.
O herói sem dinheiro, sem recursos, tonto e débil superava o medo para enfrentar problemas. Mostrava que seus defendidos não precisavam de heróis importados.
Chapolin se difere dos demais super-heróis ainda pelo fato de ser atemporal. Ele pode aparecer em qualquer época e em qualquer lugar, sem o menor aviso. Quase sempre era satirizado pelos vilões, afinal Chapolin fazia uma entrada nada triunfal, sempre tropeçava em algo. E ainda não tinha uma aparência impactante, não provocando medo algum.
Nunca lutava contra um mesmo vilão, os principais eram Tripa Seca e Quase Nada.
A repercussão de Chapolin foi ótima desde seu surgimento. O público de maior interesse foi o infantil, e logo muitos empresários começaram a se interessar também, fazendo com que o super-herói chegasse em outros países como Equador e Guatemala. No Brasil, anos após o final da série, a aceitação foi ótima. No ar através do SBT, Chapolin chegou a ser exibido em horário nobre, tamanho era seu sucesso.
A Editora Globo lançou uma revista em quadrinhos do seriado bem como de Chaves, em 1991.
Chapolin além de herói passou a ser uma marca no Brasil. Acessórios, bonecos, brinquedos, festas temáticas, roupas... uma verdadeira febre!
Entre vai e volta, o SBT manteve a série no ar até 2013. O maior hiato foi entre 2011 e 2013.
Atualmente o seriado está fora do ar na TV Aberta. Mas, na Netflix, vocês podem conferir todos os episódios.
Até hoje o super-herói é sucesso no Brasil. Nas Olimpíadas 2016 causou polêmica. Um grupo de torcedores, chamados "Chapolins Brasileiros" criaram um boneco do herói todo verde e amarelo. Todo o investimento para a criação do brinquedo foi do grupo e eles distribuíram como presente aos medalhistas. Ele acabou ofuscando os mascotes oficiais dos jogos, irritando os organizadores das Olimpíadas.
A prova de que o super-herói é Cultura Pop!
Fontes:
Nossa, eu nunca gostei de Chapolin. Quando eu assistia no SBT achava uma chatice, e demorou muuuito pra eu começar a pegar um gosto pelas piadinhas de Chaves. Acho que eu nunca fui de assistir essas coisas de humor que não fosse desenhos quando eu era criança. Eu era uma criança meio chata, sabe? hahaha De qualquer forma, a morte do ator, pelo que eu percebi, abalou o mundo, bem triste.
ResponderEliminarUm abraço!
https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Oi Eduarda!! Eu fui entender as piadinhas do Chapolin já grande, quando pequena gostava mesmo era da roupa dele rsrsrs.
EliminarBeijos
Amo Chapolin sempre quando da estou assistindo no Youtube.Um dos meus eps favoritos é O Mendigo e o Extraterrestre :(.Chapolin;Chaves é pra todas as idades.Não me canso de assistir ambos e acho que nunca vou enjoar .Não sabia do gafanhoto
ResponderEliminarOi Simone! Também amo o herói de antena rsrs.
EliminarAcho que Chaves e Chapolin, bem como outras séries que existem por ai, tem a capacidade de continuar agradando. Acho que serão imortalizados.
Beijos
Oi Bia...
ResponderEliminarNão contavam com sua astúcia em fazer esse post, hein... Chaves e Chapolin são tudo de bom!!! Confesso que assisto Chapolin praticamente todos os dias pelo Youtube... Mas rápido que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno... kkkk... Essa era uma das aberturas do programa do melhor super-heroi de todos os tempos realmente... Amei o post!!!
Beijinhos...
kkkkkkkkk verdade Cris, Chapolin é o máximo ♥
EliminarBeijos
Oi, Bia!
ResponderEliminarQuando eu era criança, eu assisti pouco Chapolin porque passava mais era Chaves na tv e eu ficava bolada porque odiava/odeio esse.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de aniversário do Balaio de Babados e Postando Trechos
Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros
ahhh não acredito que não gosta!! rsrsrs Com o post descobri várias pessoas que não se simpatizam com o "vermelhinho".
EliminarBeijos
Quando mais nova gostava sim de Chapolin, mas confesso que foi pela influencia de chaves haha, adorava demais!!
ResponderEliminarBeijinho
www.leitorasvorazes.com.br
Oi Lilian! Eu adorava os dois, mas Chapolin era o predileto.
EliminarBeijos
Oi Bia! Que lembrança gostosa! Eu passei mais a gostar do Chapolin quando adulta porque quando criança eu gostava mais do chaves! rssrs
ResponderEliminarEstou adorando essa série de postagens!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
obrigada Mi!! Espero que curta o especial inteirinho.
EliminarBeijos
Oi Bia,
ResponderEliminarEu amo Chapolin, faz parte da minha vida, da minha infância.
Ainda bem que tem na Netflix para relembrar, rs.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Alê! Eu também ♥
EliminarBeijos
Oi, Bia!
ResponderEliminarGostei muito do post!!! Gostava muito de assistir o Chapolin deu até vontade de voltar a assistir... Devo ter um DVD perdido aqui em casa com alguns episódios gravados. rs
Beijos,
Keth.
Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br
P.S.: Indiquei o blog para o Prêmio Dardos Bloggers ♥ Da uma passadinha lá no blog para ver!
Oi amore! Obrigada!
EliminarPassando no blog para conferir ♥
Beijos
Oi Bia! Adorei o post!
ResponderEliminarAcredita que eu nunca assisti nenhum episódio deste seriado? Mas eu adorava e era viciada na turma do Chaves. Bateu uma nostalgia agora hahaha Fiquei com vontade de assistir todos os episódios :)
Bjos!
Oi Anna! Eu amava Chapolin, e recomendo você assistir pelo meno unzinho rsrs.
EliminarBeijos
Aaaah Chapolin!! Podia voltar né!! Os melhores episódios, as melhores risadas! Que sdds!
ResponderEliminar<3
Podia mesmo Aline, ria muito das peripécias desse herói.
EliminarBeijos
Bia, o Chapolin é legal, mas eu prefiro o Chaves hahahaha
ResponderEliminarNão sei porque, mas sempre gostei mais do Chaves, sei lá, nunca achei muito sentido nas histórias do Chapolin (sorry kkk)
Mas sem dúvida ele é um clássico e ganha os corações de várias gerações!
Oi Crissie! Fazendo o post descobri o motivo de, as vezes, eu não compreender as piadas: se deve ao fato do humor ser sarcástico.
EliminarBeijos
Oi.
ResponderEliminarNão sou muito fã do Chapolin, sempre gostei mais do Chaves. E para falar a verdade, acho que comecei a gostar mais desse programa e personagens, quando já era adulta. Mesmo porque quando eu era criança, muito pouco assisti a esses programas. Mas são personagens que jamais serão esquecidos! Beijos.
Oi Márcia!! Eu gostava mais do Chapolin e não sei o motivo kkkkk.
EliminarBeeijos